O QUE É CNV E COMO APLICÁ-LA EM SUAS AULAS

O QUE É CNV E COMO APLICÁ-LA EM SUAS AULAS

13/11/2020

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Você já percebeu que muitos conflitos (internos e com os outros) surgem na comunicação? Uma palavra mal colocada, ou mal interpretada, pode transformar conversa em discussão ou fazer com que as pessoas se fechem e deixem de colaborar entre si. 

A Comunicação Não Violenta, ou CNV, criada na década de 1960 pelo psicólogo Marshall Rosenberg, oferece recursos para evitar e solucionar conflitos em todas as situações da nossa vida, mas, muito mais do que isso,nos permite olhar para nós mesmos e para o outro com mais empatia e compaixão, com a compreensão de que todos temos necessidades e que, ao nos comunicarmos, estamos expressando-as. Além disso, a CNV nos ensina a sermos responsáveis pela forma como nos comunicamos e pelos resultados que geramos.

Assim, não é exagero dizer que a CNV é uma abordagem de comunicação capaz de transformar a nossa forma de nos relacionarmos com o mundo, pois trabalha as esferas intrapessoal e interpessoal e oferece recursos para uma comunicação mais empática e assertiva. O resultado? Conexões mais verdadeiras e até mesmo uma vida mais plena.

Para que tudo isso aconteça, primeiro é preciso olhar para nós mesmos. Ou seja, conhecer as nossas necessidades, os nossos sentimentos diante de diferentes situações, e a forma como nos comunicamos conosco (comunicação intrapessoal) é fundamental. Isso porque, segundo a CNV, nossos sentimentos sinalizam se as nossas necessidades estão ou não sendo atendidas – e ter necessidades é algo comum a todo ser humano. A partir desse olhar para nós mesmos, podemos adotar uma postura de autorresponsabilidade sobre como nos comunicamos e os resultados que geramos.

Depois, é preciso um olhar curioso e empático acerca do outro. Assim como nós, o outro tem necessidades e, ao se comunicar, está expressando-as a partir da sua realidade, dos recursos que tem. Ao partir desse ponto, você estará mais aberto a ouvir o outro e a se interessar de verdade pelo que ele apresenta. Isso fará com que você se conecte de forma mais genuína com as pessoas.

APLICAÇÃO DA CNV NO CONTEXTO ESCOLAR

Segundo Marshall, existem quatro elementos estruturantes de um diálogo na CNV e eles podem ser utilizados nas mais diversas situações da vida:

  1. OBSERVAÇÃO: observar os fatos, sem julgá-los.
  2. SENTIMENTOS: perceber os sentimentos gerados a partir dos fatos observados.
  3. NECESSIDADES: reconhecer a(s) necessidade(s) relacionada(s) a esses sentimentos.
  4. PEDIDOS: elaborar um pedido que, de forma clara, expresse a necessidade a ser atendida.

Esses quatro elementos são uma sequência para a criação de um pedido claro, capaz de estabelecer conexão e atender, de forma assertiva, a uma necessidade. Eles também podem ser adotados quando é preciso ouvir alguém e, inclusive, na hora de comunicar algo novo a você mesmo. Confira um exemplo de uso da CNV no cotidiano escolar.

Ao corrigir as provas da turma, uma professora percebeu que um estudante, acostumado a tirar notas acima da média, ficou abaixo da nota mínima em sua última avaliação. Adepta da CNV, ela o chamou para conversar:

  • Arthur, percebi que, na última prova, sua nota foi mais baixa do que as anteriores. Me senti preocupada, pois a evolução do seu aprendizado é importante para mim também. De que forma posso contribuir para que você aprimore seus conhecimentos?

Conseguiu notar os quatro elementos na fala da professora? Veja só: na última prova, sua nota foi mais baixa do que as anteriores (fato); Me senti preocupada (sentimento); a evolução do seu aprendizado é importante para mim também (necessidade); De que forma posso contribuir para que você aprimore seus conhecimentos? (pedido).

Quais resultados você imagina que essa professora teve com o estudante? E se ela tivesse usado uma abordagem diferente, como: “Arthur, você precisa voltar a estudar ou então vai reprovar no final do ano”, o resultado seria o mesmo?

A Escola de Professores Inquietos convida você a praticar a CNV nas suas aulas e na sua vida! Para isso, temos dois incentivos:

  1. Acesso gratuito a uma live realizada sobre o tema (clique aqui para assistir).  
  2. Curso on-line “Comunicação e conexão na educação” (clique aqui para conhecer). Ministrado por Renata Bidone, que é especialista no assunto, psicóloga e doutora em Comunicação, o curso é composto por quatro módulos e traz bases teóricas e exercícios práticos para você aprimorar suas habilidades de conexão, de empatia e de comunicação.