QUALIFICAÇÃO PARA DOCENTES DE INGLÊS EM 04/05

QUALIFICAÇÃO PARA DOCENTES DE INGLÊS EM 04/05

04/04/2019

share buttons

“Criatividade & Tecnologia: Novas possibilidades para a Educação” é o tema da 8ª edição do Inteligência Coletiva, que acontece no dia 27 de abril (sábado), entre 8h e 13h30. Promovido pela Escola de Professores Inquietos, o evento será realizado no Colégio Farroupilha (Rua Carlos Huber, 425 – Três Figueiras. Porto Alegre/RS). As inscrições estarão abertas de 02 a 21 de abril, ou enquanto houver vagas, e o investimento é de R$ 50,00 a R$ 100,00.

No dia 04 de maio (sábado), das 8h às 13h30, o Centro de Cambridge Assessment English do Colégio Farroupilha promove, em parceria com a Escola de Professores Inquietos, o evento Cambridge Experience for Teachers, uma manhã de formação, palestras e troca de experiências entre docentes de inglês.

O encontro é gratuito e destinado a diretores de escolas, gestores, professores de Língua Inglesa e estudantes de Letras. O evento terá palestras de Alberto Costa, de Cambridge Assessment English.
Mais informações pelo telefone (51) 3455.1837 ou e-mail inquietos@colegiofarroupilha.com.br.As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de abril, ao meio-diaclicando aqui.

CAMBRIDGE EXPERIENCE FOR TEACHERS

Data: 04 de maio de 2019 (sábado)
Horário: das 8h às 13h30
Local: Auditório I do Colégio Farroupilha (Rua Carlos Huber, 425 – Bairro Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Público: Diretores, gestores, professores de Língua Inglesa e estudantes de Letras.
Evento gratuito mediante inscrição prévia.

PROGRAMAÇÃO

8h às 9h – Credenciamento + Welcome coffee

9h às 9h15 – Cerimonial de abertura + Apresentação Comercial e benefícios de Cambridge Assessment English | Roberta Lima

9h15 às 9h45 – Case Farroupilha | Luciane Calcara(O trabalho desenvolvido pelo Colégio Farroupilha nos últimos nove anos tem sido transformador. O desenvolvimento linguístico dos estudantes vem atingindo um grau de excelência, culminado numa aprovação de 100% até nos exames de níveis mais altos. Todo esse empenho levou o Colégio Farroupilha a ser o único representante do Brasil entre vários cases de sucesso no ensino e aprendizado do inglês na América Latina, apresentados no evento 52nd International IATEFL Conference and Exhibition, em abril de 2018 em Brighton, Inglaterra. Ministrado em português.)

9h45 às 10h30 – Exames Key and Preliminary – revisões para 2020 | Alberto Costa (Para garantir que estejam alinhados com as pesquisas mais recentes sobre aprendizagem e ensino de idiomas, os exames de Cambridge são atualizados regularmente. As certificações A2 Key e B1 Preliminary – e suas versões for Schools – foram submetidas a uma revisão completa para garantir que nossas avaliações continuem a ser relevantes para as necessidades das escolas e dos alunos. Os novos formatos dos exames começarão a ser usados a partir de janeiro de 2020. As alterações incluem: novos itens em todos os componentes; melhor alinhamento entre os exames, mostrando uma progressão mais clara de um exame para o próximo; atualização na forma como os resultados serão apresentados, a exemplo de como os exames de níveis mais apresentam seus resultados; e separação dos componentes de leitura e escrita no exame B1 Preliminary. Ministrado em inglês.)

10h30 às 11h – Intervalo

11h às 12h – Habilidades do século XXI para professores de Inglês | Alberto Costa (A tarefa de lecionar no século XXI, em que professores lidam com a concorrência do ambiente digital dentro e fora da sala de aula e em que os alunos enfrentam uma pressão cada vez maior para se destacarem no mercado de trabalho no futuro, é um desafio constante para a formação de professores. Como o trabalho mudará no futuro? Que habilidades serão exigidas dos nossos alunos e de nós, docentes? Como isso afetará nossa prática? Esses são alguns questionamentos que esta fala pretende abordar. Ministrado em português.)

12h às 12h45 – Recursos online de Cambridge English para professores | Alberto Costa (Cambridge Assessment English acredita firmemente que uma boa preparação para um exame internacional depende do apoio eficiente do professor. Para atender às expectativas dos professores, o site da Cambridge English – www.cambridgeenglish.org – reuniu uma série de materiais que você pode acessar, baixar e usar facilmente com seus alunos. Além de recursos para download, você também pode escolher entre mais de 80 atividades on-line para usar em sala de aula numa lousa interativa, num tablet ou telefone celular. Os participantes serão apresentados a ferramentas on-line para, por exemplo, praticar redação em inglês recebendo feedback imediato sobre seus textos, explorar recursos para formação continuada como o Teaching Framework e o portal thedigitalteacher.com, entre outros! Ministrado em inglês.)

12h45 às 12h55 – Breve intervalo

12h55 às 13h05 – Sorteio – CUP e Cambridge Assessment

13h05 às 13h20 – TEDx Talk com estudante do Colégio Farroupilha (Ministrado em inglês.)

13h30 – Encerramento

SOBRE OS PALESTRANTES

Alberto Costa tem sólida formação em ensino de inglês e suas principais qualificações incluem o Cambridge RSA Diploma for Overseas Teachers of English (DOTE) e uma especialização em treinamento de professores (PRINSELT) do College of St. Mark & St. John em Plymouth, Reino Unido. Trabalhou como professor, formador de professores e consultor acadêmico por 30 anos, atuando também como tutor de cursos para as qualificações de ensino CELTA e DELTA. Está em Cambridge Assessment English há 3 anos e a formação continuada de professores de inglês é um dos seus principais interesses.

Luciane Calcara trabalha no campo de Inglês como Língua Estrangeira há quase 33 anos. Foi professora, coordenadora e diretora pedagógica em um Instituto de Línguas, instrutora de professores e Gerente do Centro de Exames de Cambridge Assessment English. Possui o Diploma Cambridge RSA for Overseas Teachers of English (DOTE) (Diploma para Professores Estrangeiros de Inglês), nível 6 no Quadro de Qualificações e Crédito do Reino Unido, bem como o de Desenvolvimento de Materiais de Ensino e de Formadora de Formadores de Professores da Universidade de Chichester, do Reino Unido. É Gerente de Exames do Centro de Cambridge no Colégio Farroupilha desde 2010.

Roberta Lima é gerente de desenvolvimento de negócios de Cambridge Assessment English há mais de 5 anos. Graduada pela Universidade Federal Fluminense, está no mercado de educação desde 2002, atuando como professora de inglês e gerente acadêmica de uma escola de idioma e em seguida atuando como consultora educacional em uma editora internacional de livros de inglês, apresentando workshops e oferecendo treinamentos para professores de Inglês em todo país. Dentre suas qualificações para professores estão o certificado de participação no TEFL/TESL Seminar da Unidersidade de São Diego e o TKT (Teaching Knowledge Test) da Universidade de Cambridge. Roberta Lima ainda possui certificações internacionais de proficiência no Inglês: C2 Proficiency, e o Certificate of Proficiency in English da Univerisidade de Michigan.