Dicas de livros sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil

Dicas de livros sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil

09/12/2021

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A Educação Infantil configura-se como a primeira etapa da Educação Básica desde 1996, com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). É o momento em que a criança insere-se, pela primeira vez, em uma situação de socialização mais ampla e complexa, para além do ambiente familiar. A Educação Infantil amplia suas vivências em um espaço social fundamentalmente coletivo, por meio de conhecimentos e experiências intencionalmente organizadas e acompanhadas por profissionais.

Interações e brincadeira são os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu Artigo 9º. Tratam-se de experiências que oportunizam às crianças construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares, bem como com os adultos, o que oportuniza desenvolvimento, socialização e aprendizagens.

Para os educadores que desejam estudar mais sobre o tema e conhecer diferentes práticas pedagógicas, trazemos a indicação de 5 livros sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil. As abordagens envolvem desde as interações entre adultos e crianças nos momentos de cuidado e de atenção pessoal, até o planejamento intencional de tempos e espaços destinados ao brincar e às experiências de investigação. Confira:

O Cuidado com Bebês e Crianças Pequenas na Creche: Um Currículo de Educação e Cuidados Baseado em Relações Qualificadas – Janet Gonzalez-Mena, Dianne Widmeyer Eyer

O livro trata sobre a importância do cuidado e da educação nos três primeiros anos de vida. As autoras apresentam a creche como um espaço verdadeiramente educativo, onde relacionamentos desenvolvem-se e a aprendizagem de bebês e crianças pequenas é abundante. Com uma abordagem inspirada nas obras de Magda Gerber e Emmi Pikler, as autoras desenvolvem um modo de trabalho baseado no cuidado, que valoriza a brincadeira e a exploração de materiais e ambientes, e oferecem orientações precisas para uma pedagogia de bebês e crianças pequenas.


Educar os Três Primeiros Anos: A Experiência Pikler-Lóczy – Judit Falk

A experiência do Instituto Lóczy, iniciada na década de 1940, na Hungria, é relatada em alguns capítulos desse livro. A obra estuda a força do olhar, da palavra e do gesto, essenciais na abordagem desenvolvida por Emmi Pikler, que tem como princípio fundamental a relação cuidador-bebê vista como suporte para a construção  do vínculo. As reflexões acerca da experiência de Lóczy são indicadas para aqueles que se envolvem com a educação na primeira infância.



Diário do Acolhimento na Escola da Infância Gianfranco Staccioli

Em formato de diário, o livro traz sugestões para um possível ano de trabalho na pré-escola, mês a mês. Nas palavras do autor, “A criança que vem à escola tem o direito de encontrar atitudes e ambientes acolhedores. E, em nosso caso, isso significa também a organização do espaço e do tempo para ela se movimentar e viver as primeiras experiências culturais e sociais… as funções dos cantos, das paredes, do jardim e os momentos de atividade e de descanso tornam-se, em seu conjunto, orientações que levam a uma nova metodologia: a do sorriso e do acolhimento”.


Abrindo as Portas da Escola Infantil: Viver e Aprender nos Espaços Externos Maria da Graça Souza Horn, Maria Carmen Silveira Barbosa

As autoras trazem reflexões para ampliar o nosso conhecimento sobre diferentes aspectos relativos à brincadeira e ao uso de espaços externos. Também apresentam sugestões práticas para a organização desses espaços e reúnem relatos de experiências inspiradoras, que mostram que os espaços externos são locais privilegiados para ricas e prazerosas aprendizagens.

Educar é a busca de sentido – Daniela Martini, Ilaria Mussini, Cristina Gilioli, Francesca Rustichelli.

A obra apresenta as linhas teóricas e metodológicas da abordagem projetual desenvolvida durante 10 anos nos serviços educativos para a infância na região de Reggio Emilia, na Itália. A estrutura cultural e metodológica proposta convida para a reflexão sobre as finalidades da intervenção educativa e os estilos utilizados por adultos e crianças nos percursos de investigação que se desenvolvem cotidianamente nos serviços.

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Deseja aprofundar ainda mais seus conhecimentos? 

Desenvolvemos uma jornada formativa para os profissionais que atuam na Educação Infantil. A partir da inspiração em abordagens pedagógicas reconhecidas mundialmente (construtivismo, abordagem Pikler, abordagem de Reggio Emilia) e de conhecimentos científicos na área da educação e do desenvolvimento infantil, o curso busca a qualificação dos contextos de desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância. Essa é uma oportunidade para aprender com professores nacionais e internacionais, que são referência em suas áreas. 

O curso Planejar com e para as crianças: inspirações pedagógicas acontece de março a junho de 2022, de forma on-line e síncrona.