TECNOLOGIA E MÃO-NA-MASSA NOS WORKSHOPS DO INTELIGÊNCIA COLETIVA

TECNOLOGIA E MÃO-NA-MASSA NOS WORKSHOPS DO INTELIGÊNCIA COLETIVA

27/04/2019

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Após as palestras da manhã, sobre Educação no Século XXI com a diretora pedagógica do Colégio Farroupilha, Marícia Ferri, e sobre o Processo Criativo, com o educador escocês Charles Watson (e de um coffee break), os inquietos puderam participar de um dos nove workshops oferecidos no evento. Todos voltados para a relação entre as tecnologias, a educação e o estudante do século XXI. Veja mais fotos do evento.

No workshop 1, “Nave à Vela e o currículo de inovação:práticas para desenvolver competências da BNCC”, os participantes foram convidados a colocar a mão na massa para descobrir o que é o currículo de inovação e como ele contribui para o desenvolvimento das competências previstas na BNCC.

Google for Education: boas práticas para aulas mais criativas e inovadoras”, foi o workshop 2. Ministrado por quatro estudantes do Colégio Farroupilha que foram certificadas alunas tutoras pelo Google e pela analista de Tecnologia Educacional da instituição, Daniela Hahn, apresentou possibilidades para desenvolver atividades criativas e inovadoras para a sala de aula com as ferramentas Google for Education.

Pensamento computacional é uma das habilidades que se pode desenvolver na escola e usar em diferentes áreas da vida. No workshop 3, “Linguagem de Programação: usando o Scratch para desenvolver o pensamento computacional”, os inquietos tiveram contato com a plataforma de programação Scratch.

A metodologia STEAM somada às habilidades socioemocionais foi o tema do workshop 4, que mostrou como aplicá-la aos currículos escolares, de acordo com a BNCC, e também aos projetos de vida dos estudantes.

No workshop 5, “Convivência nas redes: Mediação de conflitos que surgem no ambiente digital”, o advogado Luciano Escobar e um grupo de psicólogos e orientadores educacionais do Colégio Farroupilha abordaram as questões legais e as estratégias para mediação de conflitos que surgem nos ambientes virtuais.

A professora Dra. Lúcia Giraffa ministrou o workshop 6, “Práticas pedagógicas, pesquisa e tecnologias digitais: possibilidades e desafios”. Nele, abordou as possibilidades e oportunidades de associar processos da pesquisa para desenvolvimento de práticas pedagógicas que têm as tecnologias digitais como elementos articuladores.

Já o workshop 7, “Educação Midiática: os meios de comunicação na sala de aula”, apresentou aos inquietos propostas trabalhar com estudantes os meios digitais e midiáticos para analisar, produzir, consumir e divulgar conteúdo.

No workshop 8, “Beyond Millennials: o que podemos aprender ( e ensinar) para a geração Z”, os inquietos tiveram uma imersão na Geração Z. Nele, puderam ver as características, bem como tiveram propostas mão-na-massa para refletir sobre formas de interação com os estudantes dessa geração dentro e fora da sala de aula.

O workshop 9, “Professor Youtuber: como produzir vídeos atrativos para suas aulas”, levou um mini-estúdio para a sala de aula e compartilhou com os educadores técnicas para produção e edição de vídeos, uma vez que o uso das tecnologias para promover projetos e atividades interdisciplinares é uma das tendências na área da Educação.