Dicas de livros sobre gestão escolar, por Marícia Ferri
28/04/2022
É missão da gestão escolar promover condições efetivas para garantir a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Com esse objetivo, a gestão escolar faz uso de estratégias e princípios para coordenar e elevar a eficiência dos processos que acontecem dentro da escola como um todo, considerando as particularidades de cada setor. Conduzir a gestão escolar com eficiência em sua rotina de trabalho se faz essencial para garantir que os alunos tenham a melhor formação possível.
Marícia Ferri, Diretora Pedagógica do Colégio Farroupilha, traz cinco dicas de obras sobre gestão escolar. Confira:
Mentalidades matemáticas: Estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador – Jo Boaler
Embora todo ser humano seja capaz de aprender matemática em altos níveis e apaixonar-se pela disciplina ao longo de seus anos na escola e para toda a vida, todos nós temos, ou conhecemos alguém que tenha, uma história de fracasso, frustração ou pavor relacionada à matemática. Neste livro, a autora aponta razões pelas quais a disciplina se tornou a grande vilã das experiências escolares dos estudantes e, com base em sua extensa pesquisa, revela como professores, gestores e pais podem ajudá-los a desenvolverem uma mentalidade de crescimento e, consequentemente, a transformarem suas ideias e experiências com a matemática.
Empatia assertiva: Como ser um líder incisivo sem perder a humanidade – Kim Scott
Este livro é baseado em anos de experiência da autora e oferece sugestões práticas aos leitores. A obra, escrita com clareza, mostra aos gestores como ter sucesso no ambiente corporativo sem perder o lado humano, encontrando um sentido no trabalho e criando um ambiente onde as pessoas possam apreciar o que fazem e estimar os colegas. Kim Scott é ex-executiva do Google e da Apple, onde, juntamente com uma equipe, criou um curso voltado a ensinar como ser um bom chefe, e, nos últimos anos, ficou famosa por sua nova abordagem à eficiência na chefia, chamada por ela de empatia assertiva.
Gestão em educação: Estratégia, qualidade e recursos – Margaret Preedy, Ron Glatter, Rosalind Levacic
Gestão em educação reúne três prioridades para o gestor educacional: desenvolver e manter a qualidade da sua administração, utilizar os recursos efetivamente e estabelecer uma visão geral estratégica e um direcionamento para a organização. Ao explicar essas três preocupações, o livro auxilia os gestores educacionais a melhorarem a própria prática, incentivando uma reflexão crítica sobre os processos de gestão e sobre como as estruturas conceituais e as evidências de pesquisas podem contribuir para um desempenho profissional mais efetivo em escolas e faculdades.
Dimensões da gestão escolar e suas competências – Heloisa Lück
Este livro, baseado em um projeto elaborado em conjunto pela Universidade Positivo e pela professora Heloísa Lück, no estado de Tocantins, visa estimular a criação da cultura de desenvolvimento contínuo de competências para o exercício das funções de gestor escolar e das responsabilidades de liderança no âmbito da escola. A experiência relatada no livro pode inspirar outras vivências que, por sua vez, levem à seleção dos melhores profissionais para dirigir as escolas brasileiras, já que essa é uma função de grande responsabilidade dos gestores, que têm pela frente o enorme desafio de promover a melhoria da qualidade da educação de seus alunos e, dessa forma, contribuir decisivamente para o desenvolvimento econômico e social do país.
O diálogo entre o ensino e a aprendizagem – Telma Weisz
Analisando experiências de professores, a autora demonstra que ensino e aprendizagem são processos distintos, os quais precisam ser articulados para que a ação do professor impulsione o aprendizado do aluno.