Educação Física como recurso motivacional para os estudantes, por Antonio Cimirro

Educação Física como recurso motivacional para os estudantes, por Antonio Cimirro

08/06/2022

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De acordo com dados apresentados na pesquisa “Desafios e Perspectivas da Educação: uma visão dos professores durante a pandemia”, realizada pelo Instituto Península em setembro de 2021, 42% dos educadores reconhecem que a Educação Física pode ser uma forte aliada na motivação dos estudantes. Indicadores do estudo mostram que as atividades de Educação Física são, junto às artes, um instrumento de apoio à motivação, inclusive no enfrentamento da evasão escolar. 

O esporte como ferramenta educacional possibilita o desenvolvimento de competências socioemocionais, estimula a inclusão e fortalece a cultura desportiva. Antonio Cimirro, professor de Educação Física e supervisor esportivo do Colégio Farroupilha, aborda alguns aspectos relacionados a esse estímulo.

Aulas de educação física têm papel fundamental dentro do contexto escolar
Cada vez mais, o esporte – especialmente nas aulas de Educação Física – ganha papel fundamental dentro do contexto escolar. Devido ao atual cenário social (insegurança, falta de espaço, falta de locais públicos acessíveis para a prática de atividade física), a escola é o local onde os jovens se encontram e conseguem realizar uma prática desportiva saudável. Essa prática é fundamental porque traz benefícios em diversos aspectos: no contexto físico, a liberação da endorfina – que implica o aumento da motivação, a diminuição do estresse e a redução das chances de depressão; assim como o desenvolvimento da cooperação e das relações interpessoais, as frustrações, o saber vencer e o saber perder. Dessa forma, o estudante que pratica esportes e atividades físicas dorme melhor, acorda melhor e terá mais energia e motivação durante o dia, o que irá impactar também a sua aprendizagem.

Possibilidade de atividades interdisciplinares
Diferentes áreas do saber podem se articular às habilidades e aos objetos do conhecimento desenvolvidos na Educação Física. Assim, é possível planejar atividades interdisciplinares que envolvam, por exemplo, as Ciências da Natureza (quando falamos em qualidade de vida, especialmente em Biologia e Química) e a Matemática (no contexto de espaço, locais, deslocamento).

A prática desportiva é democrática
Sabemos que poucas escolas têm espaços exclusivamente planejados para a prática desportiva, como quadras de esportes, pistas atléticas, ginásios…. mas devemos salientar que a prática desportiva é democrática. Em qualquer espaço, é possível fazer jogos, brincadeiras e atividades que envolvam o corpo e as relações interpessoais: na própria sala de aula, nos corredores, no saguão do prédio, nos pátios e espaços internos da escola. Os materiais para a prática desportiva podem ser produzidos pelos próprios estudantes e reutilizados ou reciclados. Para tanto, esse movimento requer criatividade dos professores e das equipes gestoras.

Cimirro também ressalta que os estudantes estão sedentos pela atividade física. Especialmente no contexto atual, é fundamental recorrer ao esporte como ferramenta educativa, como processo de saúde para o corpo e, principalmente, para a mente.