Evento promove imersão sobre os exames de Cambridge
04/05/2019
Na manhã de sábado, 04 de maio, a Escola de Professores Inquietos, em parceria com o Colégio Farroupilha, realizou o evento Cambridge Experience for Teachers. O encontro reuniu diretores de escolas, gestores, professores de Língua Inglesa e estudantes de Letras e contou com atividades de formação, palestras e troca de experiências. O evento foi conduzido pelas estudantes do Farroupilha Gabriela Maino, da 1ª série B, e Catherine Bandiera, da 2ª série C. Confira aqui as fotos. Confira aqui as fotos.
Roberta Lima, gerente de desenvolvimento de negócios de Cambridge Assessment English, apresentou os exames de Cambridge e os seus benefícios, logo no início do encontro.
A gerente do Centro de Exames de Cambridge Assessment English do Colégio Farroupilha, Luciane Calcara apresentou, em português, o trabalho desenvolvido pelo Colégio nos últimos nove anos. Ela mostrou o desenvolvimento linguístico dos estudantes e sinalizou que o empenho levou o Farroupilha a ser o único representante do Brasil no evento 52nd International IATEFL Conference and Exhibition, realizado em abril de 2018, em Brighton, na Inglaterra. Além disso, Luciane falou sobre os benefícios que os exames de Cambridge trouxeram ao Colégio e do pioneirismo
Alberto Costa, gerente sênior de avaliação de Cambridge Assessment English, realizou três palestras. Em “Exames Key and Preliminary – revisões para 2020″, ele destacou que os exames de Cambridge são atualizados regularmente para garantir que eles sejam sempre relevantes para as necessidades das escolas e dos estudantes. A partir de janeiro de 2020, os exames terão novidades nos formatos: novos itens em todos os componentes; melhor alinhamento entre os exames, mostrando uma progressão mais clara de um exame para o próximo; atualização na forma como os resultados são apresentados; e separação dos componentes de leitura e escrita no exame B1 Preliminary.
Na palestra “Habilidades do século XXI para professores de Inglês”, ministrada em português, ele abordou a tarefa de lecionar com as novas tecnologias, a pressão que os estudantes enfrentam para se destacar no mercado de trabalho e o quanto essas duas questões devem motivar a formação constante dos professores. Além disso, o especialista falou sobre as habilidades que serão exigidas futuramente dos estudantes e dos docentes e como isso afetará nas práticas da sala de aula. Já no momento “Recursos online de Cambridge English para professores”, ele mostrou o site de Cambridge English, que reúne mais de 80 atividades para que os professores utilizem em sala de aula.
O evento encerrou com a apresentação What the world needs, da estudante Júlia Ferrarin, da 1ª série D do Ensino Médio do Colégio, que participa do 21st Century Communication, o clube de apresentações em língua inglesa do Farroupilha que em 2018 realizou a primeira edição do TED Ed Clubs. O Clubes TED-Ed é uma iniciativa do TED para estimular ideias em crianças e adolescentes no ambiente escolar.