Dicas de livros sobre inclusão, por Romy Hernandez
23/04/2022
A Educação Inclusiva pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.
A Lei Brasileira de Inclusão (ou Estatuto da Pessoa com Deficiência), que entrou em vigor em 2016, é a adaptação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU à legislação brasileira e trata da acessibilidade e da inclusão em diferentes aspectos da sociedade. Com a LBI, o país estabeleceu legalmente as condições de implementação do sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades.
Romy Hernandez, professora do Serviço de Atendimento Educacional Especializado no Colégio Farroupilha, preparou uma lista com três livros sobre inclusão na educação. Confira!
Infância e Inclusão: Princípios inspiradores da atuação na educação infantil – Gabriela Dal Forno Martins, Marlene Rozek, Priscilla Wagner Sternberg
O movimento da inclusão requer uma mudança na forma de conceber os sujeitos e o processo de aprendizagem. Nesse sentido, é fundamental considerar que a diferença é constitutiva do ser humano e que aprender é um processo que ocorre desde o início da vida, necessariamente na relação com o outro. Esses princípios norteiam o olhar e as pesquisas das autoras da obra. Assim, nesse livro, mais do que apresentar soluções prontas, busca-se inspirar os leitores a repensarem o fazer na escola de Educação Infantil, de modo a viabilizar processos efetivamente inclusivos, os quais envolvem duas metas principais: garantir a participação e oportunizar aprendizagens para todos. Sob essa perspectiva, rompe-se com qualquer perfil de escola formatada por modelos preestabelecidos e abre-se condição para pensar uma escola que se reinvente todos os dias.
Neurociência e educação: Como o cérebro aprende – Ramon M. Cosenza, Leonor B. Guerra
O cérebro é responsável pela forma como processamos as informações, armazenamos o conhecimento e selecionamos nosso comportamento. Dessa forma, compreender seu funcionamento, seu potencial e as melhores estratégias para favorecer seu pleno desenvolvimento são o foco principal dessa obra.
Escola Inclusiva: A reorganização do trabalho pedagógico – Rosita Edler Carvalho
Essa é uma publicação que reúne o profundo conhecimento de uma conceituada educadora. Rosita aborda a questão da organização do trabalho pedagógico em uma escola inclusiva em termos de infraestrutura, planejamento, metodologias e gestão educacional. Leitura importante para professores, técnicos e gestores.