CONHEÇA 8 MULHERES QUE TRANSFORMARAM A EDUCAÇÃO
08/03/2021
Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, destacamos 8 mulheres que transformaram a educação com seus estudos e práticas. Confira:
Marie Curie | Polônia (1867 – 1934)
Cientista polonesa que descobriu os elementos químicos rádio e polônio. Pioneira é uma palavra que a descreve bem: foi a primeira professora mulher na Universidade de Sorbonne, na França e, também, a primeira mulher a conquistar o Nobel e a única a ganhar o prêmio duas vezes.
Maria Montessori | Itália (1870 – 1952)
A pedagoga, pesquisadora e médica italiana desenvolveu a “Abordagem Montessori”, que, além de ter transformado a educação em sua época, é utilizado até os dias de hoje em escolas ao redor do mundo. De acordo com a Associação Internacional Montessori, a abordagem se baseia na premissa de que as crianças têm uma capacidade inata de aprender e que, quando apoiadas por um ambiente e um educador adequados, são orientadas em suas necessidades de desenvolvimento para atingir seu pleno potencial.
Emmi Pikler | Áustria e Hungria (1902 – 1984)
Pediatra austríaca responsável por implantar na Hungria (e de lá, para o mundo) uma abordagem para a Educação Infantil, especialmente bebês e crianças de até 3 anos, que têm como foco o desenvolvimento da autonomia. A abordagem Pikler tem três pilares principais: movimento livre, que tem como premissa a liberdade de a criança movimentar-se, descobrindo o próprio corpo e suas habilidades motoras; autonomia, uma vez que os adultos não devem interferir diretamente nas atividades do bebê, mas, sim,oferecer atenção quando solicitada e garantir a segurança física e emocional; e rotinas e cuidados privilegiados, que dizem respeito à relação de confiança construída a partir da atenção dada pelo adulto enquanto cuida da criança.
Emilia Ferreiro | Argentina (1936)
A psicolinguista argentina, que hoje vive no México, é uma das principais referências quando o assunto é alfabetização. Crítica da cartilha (alguém se lembra dela?), defende que as crianças têm um papel ativo no aprendizado, construindo seu próprio conhecimento – daí vem o termo construtivismo, ao qual ela e seu orientador Jean Piaget são ligados. Uma de suas principais obras é o livro Psicogênese da Língua Escrita, produzido em parceria com Ana Teberosky.
Telma Vinha | Brasil
Pedagoga, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional desta mesma instituição. Telma desenvolve, atualmente, pesquisas sobre clima escolar, problemas de convivência, relações interpessoais e desenvolvimento sociomoral. Ela é membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e coordenadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unicamp/Unesp. Coordena e desenvolve formações e projetos em escolas que visam a melhoria da qualidade da convivência e do clima escolar, favorecendo a construção da autonomia.
Carla Rinaldi | Itália
Foi diretora dos centros municipais para a primeira infância de Reggio Emilia, na Itália, e sucessora de Loris Malaguzzi, mentor teórico e idealizador da pedagogia desenvolvida nas escolas de Reggio. Essas escolas, que tiveram sua origem após a segunda guerra mundial, nasceram com o propósito de romper concepções educacionais transmissivas, colocando adultos e crianças como protagonistas e coparticipantes na construção do conhecimento. Atualmente, seus fundamentos e práticas inspiram profissionais da Educação Infantil no mundo todo. Carla Rinaldi é presidente da Reggio Children, professora da Universidade de Módena e Reggio Emilia, conselheira da municipalidade de Reggio Emilia e colaboradora das universidades de Harvard, New Hampshire e Milão. Autora do livro “Diálogos com Reggio Emília: escutar, investigar e aprender” (Editora Paz e Terra).
Penny Ur | Inglaterra (1943)
Uma das mais populares linguistas, mais influentes e seguida pelos professores de línguas adicionais no mundo todo. Autora do livro “ A Course in Language Teaching”, um dos mais pesquisados livros na área, entre tantos outros publicados pela Editora Cambridge University Press. Ela foi, por mais de dez anos, a editora de Cambridge de metodologias para professores de línguas. Em 2013, foi premiada na OBE (Ordem do Império Britânico) pelo seus serviços para o ensino de Língua Inglesa.
Chimamanda Ngozi Adichie (1977)
Uma das mais importantes jovens autoras anglófonas de sucesso, atraindo uma nova geração de leitores de literatura africana. É autora dos romances “Hibisco roxo”, “Meio sol amarelo” e “Americanah”. No Brasil, a editora Companhia das Letras publicou seu livro de contos, “No seu pescoço”, e as suas conferências do TED: “Sejamos todos feministas”, “Para educar crianças feministas” e “O perigo de uma história única”.