CONFIRA DICAS PARA DESENVOLVER SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

CONFIRA DICAS PARA DESENVOLVER SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

10/06/2020

share buttons


A especialista em Inteligência Emocional (IE), Alessandra Gonzaga, fez uma live sobre a importância da IE em tempos de pandemia. A conversa aconteceu no perfil do Instagram da Escola de Professores Inquietos, no dia 13 de maio (relembre como foi neste link). Hoje, trazemos algumas informações e recursos para ajudar você a desenvolver sua Inteligência Emocional.

Como definiu Alessandra, “Inteligência Emocional é um conjunto de habilidades mentais para lidar com emoções”. Essas habilidades, de acordo com a especialista, estão agrupadas em dois grupos: a consciência emocional (perceber as emoções próprias e do outro) e a regulação emocional (saber regular o que está sentindo e, de alguma maneira, perceber e intervir no que o outro está sentindo).

A IE tem quatro pilares fundamentais:

  • Autoconhecimento – o primeiro passo para desenvolver a IE é conhecer a si mesmo, aprendendo a identificar o que se sente. Só a partir disso é possível lidar com as emoções;
  • Gestão das Emoções – a partir do conhecimento de si, começa a fase de aprender a transformar reações automáticas em respostas conscientes a cada situação;
  • Empatia – cognitivamente, é impossível sentir o que o outro sente, assim, empatia torna-se uma habilidade a ser praticada diariamente a partir de ações como escuta sem julgamentos e a busca de entender realmente o que o outro está expondo
  • Sociabilidade – o quarto pilar da IE consiste em praticá-la nas diferentes situações cotidianas, da vida pessoas à profissional, levando em consideração os outros três pilares.

Desenvolver a IE é um processo contínuo e, durante ele, alguns recursos, como leituras, lives como a realizada com a Alessandra Gonzaga, cursos e conversas podem ajudar muito. Outras fontes de apoio são os aplicativos, como o Cíngulo, um app de terapia guiada que pode ajudar bastante no desenvolvimento do Autoconhecimento (saiba mais aqui).

O psiquiatra Gustavo Ottoni, um dos responsáveis pelo app Cíngulo, fez um vídeo falando sobre os desafios emocionais enfrentados nesse momento de pandemia de coronavírus e como o aplicativo pode auxiliar. Assista abaixo:

 

Para saber mais:

– Confira, neste link, a iniciativa PsiCOVIDa, da PUCRS, que fez uma cartilha voltada para o controle das emoções nesse período de pandemia.

Clique aqui e assista ao TEDx Talk “O poder da vulnerabilidade”, de Brené Brown. Ela é autora do livro “A Coragem de Ser Imperfeito” e pesquisa sobre vulnerabilidade, vergonha, coragem e conexão humana.