CAMBRIDGE EXPERIENCE REUNIU PESSOAS DE 25 ESTADOS E DE OUTROS PAÍSES

CAMBRIDGE EXPERIENCE REUNIU PESSOAS DE 25 ESTADOS BRASILEIROS E DE OUTROS PAÍSES

26/09/2020

share buttons


Na manhã de sábado, 26 de setembro, a segunda edição do Cambridge Experience reuniu participantes de 25 estados brasileiros e um representante do Chile em uma sala on-line. Com o tema “A meaningful journey to lifelong learning”, o evento contou com palestras de Mirela Ramacciotti, doutoranda em Neurociência e Comportamento (USP – SP), de Alberto Costa, Senior Assessment Manager Americas de Cambridge Assessment English (SP), e de Jasmin Silver, Language Research Manager da Cambridge University (UK) e foi conduzido por Roberta Lima, Business Development Manager de Cambridge Assessment English (RJ).

O evento também marcou as comemorações dos 10 anos da parceria entre Cambridge Assessment English e o Colégio Farroupilha, o primeiro do Brasil a inserir a abordagem de ensino e as qualificações de Cambridge no currículo escolar e a primeira escola de educação básica do mundo a ser um Centro Autorizado para aplicar os exames. A gerente do Centro Autorizado de Cambridge Assessment English do Colégio Farroupilha, Luciane Calcara, apresentou a trajetória e os resultados da parceria e recebeu uma homenagem de Cambridge Assessment English.

 

Sobre as palestras

A primeira palestra foi “Neuroscience and Learning: evidence-based approach to best practices in the classroom”, de Mirela Ramacciotti (clique aqui e confira a apresentação). A pesquisadora falou sobre as estratégias cognitivas e metacognitivas para o processo de ensino e aprendizagem, trazendo subsídios para os professores trabalharem a apreensão da atenção e também medidas para apoiar o processamento de informações.

Já Alberto Costa trouxe os resultados de uma pesquisa realizada com mais de mil candidatos aos exames de Cambridge, com a palestra Socioemotional gains of taking Cambridge exams (clique aqui para acessar a apresentação). Ele mostrou que a preparação e os exames contribuem para o desenvolvimento socioemocional dos candidatos ao trabalhar, além das cognitivas, habilidades como autoconfiança, autoestima e abertura para novas aprendizagens.

Em “Learning to Learn: How to develop competent, autonomous and reflective learners in the English language classroom”, Jasmin Silver abordou como os professores podem, em suas aulas de língua inglesa, apoiar os estudantes a aprenderem a aprender e a desenvolverem habilidades para a vida. (confira a apresentação aqui).

Interação entre os participantes

Promovido pelo Centro Autorizado de Cambridge Assessment English do Colégio Farroupilha e pela Escola de Professores Inquietos, com apoio da Cambridge University Press, o Cambridge Experience contou com 430 participantes inscritos.  Todos eles tiveram acesso a uma página no wakelet, onde puderam interagir e compartilhar suas expectativas e impressões sobre o evento, além de responder a desafios feitos pela organização. Os palestrantes também interagiram via chat com os participantes e responderam a algumas perguntas.