ARTIGO: IE PARA EDUCADORES: A PERMISSÃO PARA SENTIR

04/09/2020

share buttons

Por Alessandra Gonzaga e Marcelo do Carmo


O que você responderia se alguém te perguntasse “como você está se sentindo”?

Traria uma resposta padrão do tipo “tudo bem”, afinal de contas isso é problema seu, ou aproveitaria a oportunidade oferecida em um gesto de empatia de outra pessoa, permitindo-se explorar seus sentimentos? Já parou para pensar na importância desse tipo de questionamento para o trabalho de nós, educadores?

Nesses últimos meses, percebemos como nunca o valor que nossos humores e estados emocionais têm para promover maior abertura e disposição para a aprendizagem. Se antes tínhamos o desafio de garantir a atenção em sala de aula, para mentes ultraconectadas e vidas cheias de estímulos interessantes do lado de fora, agora precisamos resgatar a conexão emocional perdida em algum sinal de wi-fi.

Enquanto isso, em um espaço subliminar à realidade mediada por telas, nosso mundo emocional pede passagem, querendo ser lido e aceito. Para fazer a tradução, dispomos da inteligência emocional, que nos ajuda a lidar com sentimentos particulares e de outras pessoas. Ao educador, ela permite uma sintonia com necessidades e dificuldades específicas dos estudantes, além da palavra dita e manifesta e da câmera aberta ou fechada.

A frustração de se perceber distante da escola que conhecíamos, o esforço em manter a motivação diante de tantas demandas diárias da vida pessoal e de atividades de ensino e uma certa confusão mental sobre o que fazer primeiro têm sido o tipo de desafio emocional diário de muitos de nós, em qualquer lado da tela.

Das diferentes habilidades da IE, precisamos, como de água, de empatia e de regulação emocional, em um misto que permita, no processo dinâmico, sintonizá-las com emoções aflitivas, acolhê-las e transformá-las. Crianças e adolescentes precisam de acolhimento afetivo, mas também de orientação, promoção de autonomia e visão positiva da vida, o que exige de quem educa a tarefa de ser um multiplicador de inteligência emocional. Permitir que haja espaço para discutir, compreender e lidar de uma forma mais eficaz com os sentimentos é extremamente necessário!

E agora, como você está se sentindo?

Ajudar você a responder essa pergunta com autoconsciência e compreender a resposta que os estudantes, pais e colegas podem dar a ela foram as inspirações para o curso “Inteligência Emocional para Educadores”, que nós, professores da Conexão IE, estamos ofertando* junto à Escola de Professores Inquietos.

Nessa jornada de aprendizagem pelo universo das emoções, esperamos contribuir para que possamos desempenhar nossa missão com maior desenvoltura, educando jovens para se tornarem adultos conscientes e saudáveis emocionalmente.

Esperamos que você possa se juntar a nós 😊!

* Em breve, mais informações sobre o curso.