10ª edição do Inteligência Coletiva aconteceu nos dias 24 e 27/08/2022

10ª edição do Inteligência Coletiva aconteceu nos dias 24 e 27/08/2022

29/08/2022

share buttons


Nos dias 24 e 27 de agosto, a 10ª edição do Inteligência Coletiva movimentou o Colégio Farroupilha. Com o tema “Conectando sentidos: ser professor em contextos de transformação”,  o evento foi cocriado por escolas parceiras do movimento Porto Alegre: Cidade Educadora – Colégio Farroupilha, Colégio Marista Rosário, Colégio Monteiro Lobato, Escola Giordano Bruno, EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha.

A programação incluiu a conferência de abertura com Celso Vasconcellos, 17 workshops, 36 relatos de práticas, um painel de encerramento com trajetórias estudantis inspiradoras e diversas atrações culturais. Cerca de 600 educadores participaram das atividades.

Conferência de abertura

Na noite de quarta-feira, 24/08, Marícia Ferri, Diretora Pedagógica do Colégio Farroupilha e Co-idealizadora da Escola de Professores Inquietos, deu as boas-vindas aos participantes. Ela destacou o desejo de que a iniciativa fosse, de fato, coletiva, desde a sua criação em 2014, e que nesta edição comemorativa estava se concretizando. Ressaltou, ainda, a importância da união das escolas públicas e privadas em prol da educação.

Na sequência, a apresentação da Orquestra Villa-Lobos trouxe inspiração em forma de música, seguida de um pocket show de dança contemporânea, performado pelo Studio Dullius.

Celso Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, fez a conferência de abertura “Conectando sentidos: ser professor em contextos de transformação”.

Momento de troca de experiências e reflexões

Já a manhã do sábado, 27/08, foi para colocar a mão na massa e trocar experiências com outros educadores e ex-alunos. Após um welcome coffee, os educadores participaram de workshops. Foram 17 atividades, oferecidas pelas escolas cocriadoras do evento, abordando os quatro eixos complementares à temática geral: Protagonismo da criança e do jovem no centro da prática pedagógica; Convivência e desenvolvimento socioemocional; Metodologias de ensino e avaliação na perspectiva da aprendizagem ativa; Personalização do ensino e constituição de ambientes plurais de aprendizagem.

Depois de recarregar as energias, os participantes assistiram aos relatos de práticas, nos quais os educadores compartilharam experiências, ações e projetos vinculados ao eixos do evento. Foram 36 relatos de práticas apresentados pelas escolas parceiras na cocriação desta edição do Inteligência Coletiva.

Para finalizar o evento, o painel “Trajetórias estudantis: propósitos e inspirações para a docência” trouxe quatro ex-alunos dos colégios Farroupilha, Marista Rosário, Monteiro Lobato e EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha: Marcella Bertoluci, Luiza Kampff, Artur Schmitz e Lucas Padilha . Eles dividiram suas suas histórias e o papel fundamental da escola e dos professores nesse processo. 

Catherine Werlang, professora do Colégio Sinodal, relata como foi a sua participação no Inteligência Coletiva:

“Sou do interior do Estado e vim participar do evento tanto para assistir a conferência de abertura com o professor Celso Vasconcellos, quanto para conhecer um pouco mais sobre as práticas daqui. Também destaco o workshop que participei e o painel de encerramento com os ex-alunos, que achei incríveis . Hoje eu saio daqui muito inspirada e muito motivada para voltar para a sala de aula.”

Leandro Camacho, professor do Colégio Marista Rosário, também conta um pouco sobre a sua experiência no evento:

“O evento foi maravilhoso, muito além do que eu esperava, um evento potente. É isso que todo professor busca: mais ferramentas para o seu trabalho. “

Confira, abaixo, alguns registros do evento: