SAIBA COMO FOI A LIVE COM RAFAEL LOUZADA E CONFIRA DICAS PARA INOVAR NAS AULAS ON-LINE
20/05/2020
Os professores do Colégio Farroupilha, Rafael Louzada, de Matemática, e Michael de Souza Cruz, de Filosofia, conversaram com educadores de escolas públicas e privadas em uma live no perfil do Instagram da Escola de Professores Inquietos (@professores_inquietos) na noite de terça-feira, 19 de maio. O assunto? Mindset de inovação em tempos de estudos domiciliares. Assista, neste link, ao vídeo da live.
Durante a conversa, mediada por Michael, Rafael deu algumas dicas de inovação para os professores colocarem em prática nesse tempo de pandemia. Confira algumas delas:
– Abrace a mudança – No início, toda mudança vem acompanhada de uma negação, mas o professor comentou que é importante superar a negação e abraçar a nova realidade.
– Escute os estudantes – Ouvir os estudantes, buscando entender como eles estão se sentindo nesse momento, quais são seus principais desafios, podem ajudar o professor a desenvolver as estratégias para as suas aulas.
– Tenha em mente a ordem Intencionalidade, performance e consequência ao preparar e lecionar as suas aulas.
– Faça um passeio socrático – Os professores explicaram que é importante entender essa nova realidade, buscando saber o que vale a pena, ou não, ser utilizado. Rafael comentou que fez um “passeio socrático” pelo YouTube e em plataformas de ensino para ver o que deveria levar para as aulas dele e o que descartar, levando em consideração o perfil de estudante com que ele trabalha.
– Use as tecnologias a seu favor – Após fazer o passeio socrático e ver o que tem disponível, use aquilo que vai ajuda-lo em suas aulas. O professor Rafael comentou que usa filtros de imagem e voz para tornar as aulas mais divertidas e conseguir mais participação dos estudantes. Um dos recursos utilizados por ele é a extensão Visual Effects for Google Meet, disponível gratuitamente neste link para ser usada em encontros via Google Meet.
– Curta o momento e arrisque-se – Após entender a nova realidade e dominar os recursos disponíveis, curta essa nova realidade. Arrisque-se a levar para as aulas formatos com os quais se identifica, como vídeos, músicas, podcasts. Entre em aula com energia. Saiba que, ao fazer isso, você contagia também os seus alunos.
– Adapte as exigências – Dar aula remotamente, através de recursos digitais, é diferente de dar aulas presenciais. Por isso, adapte as exigências às possibilidades dessa nova realidade, sem diminuir seu padrão de exigência.
– Respeite a privacidade – Professores e estudantes estão expondo as suas casas em aulas on-line, um espaço que antes era totalmente privado. Assim, escolha o lugar onde vai gravar aulas ou fazer encontros com os estudantes e oriente que eles façam o mesmo. O ideal é escolher um local onde se sinta confortável, e não exposto, e que respeite, também, o uso da casa pelas demais pessoas que moram nela.
– Seja humilde – Nesse momento, é preciso ter humildade para reconhecer aquilo que sabe e o que não sabe, buscando ajuda para melhorar suas práticas;
– Seja paciente – Os processos de mudança podem ser mais lentos do que gostaríamos e os resultados não são instantâneos.
– Seja autêntico – Não leve para as aulas on-line propostas muito distantes daquilo que você faria no presencial, os seus estudantes conhecem você. Modifique-se, aprimore-se, mas mantenha-se autêntico.
– Seja a melhor versão de si – O professor Rafael comentou que, quando termina seu dia de aula, se pergunta se deu o melhor de si naquele dia. Comentou, ainda, que nem sempre consegue, mas que buscar ser a cada dia a sua melhor versão o estimula e o mantem motivado.
– Saiba que está escrevendo história – Esse momento de mudança está permitindo que a sociedade escreva uma nova história. Tenha consciência de seu papel como professor nessa transformação na área da educação.
O professor Rafael comentou, ainda, que tem uma certeza: “Nós, enquanto sociedade, vamos estar muito mais preparados para enfrentar qualquer outra dificuldade. Teremos novas habilidades para enfrentar esse novo normal” e parabenizou todos os professores por terem se adaptado à nova realidade de aula de uma forma tão rápida e eficiente: “Vocês são incríveis, vocês são maravilhosos”, afirmou.