Qual convivência desejamos ter em nossa escola?

A última edição de 2024 do Conversas Inquietas aborda um tema extremamente importante no ambiente escolar: Gestão de sala de aula para uma boa convivência. Para explorar o assunto, o videocast contou com a participação de profissionais experientes no desenvolvimento de pesquisas e formação para convivência ética nas escolas. Raul Alves de Souza e Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim bateram um papo descontraído sobre a importância e responsabilidade do professor no processo de convivência, tanto na sala de aula quanto no contexto ampliado da escola. 

O videocast, mediado pelas professoras Luciana Motta e Aline Rullian Germann Woloski, abordou de forma descontraída, o sentimento de pertencimento das crianças e jovens no ambiente escolar e sua formação para uma convivência ética e saudável. Sanderli reforçou as quatro dimensões pensadas para a convivência: 

  • democrática – Pessoas diferentes, em um ambiente diferente vivendo de forma coletiva;
  • inclusiva – Para que todos se sintam pertencentes ao ambiente escolar;
  • pacífica – Onde os conflitos são resolvidos de forma pacífica e respeitosa;
  • com qualidade – A dimensão de uma convivência cuidadosa, na qual a escola é considerada um ambiente seguro e acolhedor.

Para Raul é imprescindível pensar sobre a importância da escola nesse processo, sobre educação e valores; “É na escola que quem pensa diferente, acredita em coisas diferentes, quem sente ou se manifesta diferente se encontra. A família é muito marcada por aspectos de valores que são muito parecidos.” Confira o videocast aqui e fique por dentro das dicas de boas práticas de convivência na educação!