PLANEJAR COM E PARA AS CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES PEDAGÓGICAS

share buttons
Inspirações pedagógicas educação infantil

Curso híbrido:

PLANEJAR COM E PARA AS CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES PEDAGÓGICAS

Uma jornada formativa que fomenta a qualificação dos contextos de desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância, a partir da inspiração em abordagens pedagógicas reconhecidas mundialmente e conhecimentos científicos na área da educação e do desenvolvimento infantil.

Duração:
20 horas

Formato:
Aulas on-line síncronas + materiais complementares assíncronos

Diferenciais:

  • Aulas ao vivo e totalmente interativas;
  • Professores nacionais e internacionais que são referência em suas áreas;
  • Materiais assíncronos, de apoio a cada módulo, selecionados criteriosamente de acordo com o tema do módulo (textos, vídeos, podcasts, entre outros);
  • Fórum de dúvidas ao longo de todo o curso;
  • Mentoria ao final de cada jornada de aprendizagem para os participantes inscritos no 1º lote.

Curadoria geral: Cleusa Beckel

SOBRE O CURSO

Onde buscamos nossas inspirações?

A primeira infância tem sido reconhecida, cada vez mais, como o alicerce a partir do qual se constituem todas as aprendizagens relevantes ao longo da vida. Ao considerar que a Educação Infantil é, junto à família, um dos mais importantes contextos de desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos, esse curso de formação foi desenvolvido para profissionais que atuam nessa etapa educacional, com curadoria geral de Cleusa Beckel.

O curso tem como objetivo a qualificação dos contextos de desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância, a partir da inspiração em abordagens pedagógicas reconhecidas mundialmente e de conhecimentos científicos na área da educação e do desenvolvimento infantil. 

Reunimos, em um mesmo curso, distintas vertentes teórico-metodológicas consideradas, atualmente, fundamentais para uma Educação Infantil de qualidade. Por meio de professores responsáveis pelos módulos e professores convidados, teceremos reflexões e relações entre essas vertentes, com o intuito de trazer contribuições para a prática dos educadores.

PARA QUEM

PARA QUEM

Profissionais que atuam na Educação Infantil (professores, gestores, auxiliares, equipes especializadas) e estudantes de graduação em Pedagogia e áreas afins.

4 ENCONTROS

5 MÓDULOS

Aulas on-line síncronas.

MATERIAIS

MATERIAIS

Materiais assíncronos de apoio a cada módulo, selecionados criteriosamente de acordo com o tema do módulo (textos, vídeos, podcasts, entre outros).

DURAÇÃO

BENEFÍCIOS E BÔNUS

2 mentorias (01 ao final da primeira jornada de aprendizagem e 01 ao final da segunda jornada de aprendizagem) para os inscritos no 1º lote.

CERTIFICADO

DURAÇÃO

20 horas.

INVESTIMENTO

CERTIFICADO

Disponível após a conclusão do curso.

DURAÇÃO

INVESTIMENTO

Lote 1: de 27/10/2021 até 31/12/2021 – 10x de R$39,80

Lote 2: de 01/01/2022 até 31/01/2022 – 10x de R$47,76

Lote 3: de 01/02/2022 até 28/02/2022 – 10x de R$57,31

*Valores especiais para inscrições em grupos de instituições públicas e privadas. Entre em contato: inquietos@professoresinquietos.com.br

JORNADAS DE APRENDIZAGEM

Jornada 1

Constituindo um ambiente socioemocional saudável na Educação Infantil: das necessidades das crianças ao papel do adulto.

Módulo 1
As relações entre pares, as primeiras amizades e os conflitos como motores do desenvolvimento socioemocional.
Professora convidada: Telma Vinha
Data: 22/03/2022 – terça-feira
Horário: das 19h às 21h

Módulo 2
O valor pedagógico do cuidar: olhar, gestualidade e comunicação como contextos primários do desenvolvimento socioemocional.
Professora convidada: Isabelle Deligne, com tradução de Rita de Moraes Valdanini.
Data: 30/04/2022 – sábado
Horário: das 10h às 12h

Mentoria Jornada 1 (para inscritos no primeiro lote)
Professora responsável: Gabriela Dal Forno Martins
Data: 10/05/2022 – terça-feira
Horário: das 19h às 21h

Jornada 2

Qualificando as oportunidades de brincar e investigar na Educação Infantil: da projetação à documentação pedagógica.

Módulo 3
A escola como ateliê: dimensões éticas e estéticas do espaço na Educação Infantil.
Professora convidada: Simonetta Cittadini
Data: 24/05/2022 – terça-feira
Horário: das 19h às 21h

Módulo 4
Projetar com as crianças: a investigação em uma perspectiva da participação.
Professora convidada: Danielle Wolff
Data: 07/06/2022 – terça-feira
Horário: das 19h às 21h

Módulo 5
Tornando as aprendizagens visíveis: a documentação pedagógica como parte inerente do planejamento na Educação Infantil.
Professora convidada: Danielle Wolff
Data: 14/06/2022 – terça-feira
Horário: das 19h às 21h

Mentoria Jornada 2 (para inscritos no primeiro lote)
Professora responsável: Caroline da Costa Cardoso
Data: 05/07/2022 – terça-feira
Horário: das 19h às 21h

MINISTRANTES – JORNADA 1

Gabriela Dal Forno Martins

PROFESSORA RESPONSÁVEL
Psicóloga, Doutora em Psicologia, com estágio de Pós-doutorado em Educação. Assessora Pedagógica do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre/RS e curadora da Escola de Professores Inquietos. Sócia-fundadora da Zelo Consultoria em Educação e Desenvolvimento Infantil.

MINISTRANTES – JORNADA 2

Caroline da Costa Cardoso

PROFESSORA RESPONSÁVEL
Pedagoga, Especialista na Abordagem Educacional de Reggio Emilia – Instituto Singularidades/SP (2019), Mestranda em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde e integrante do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica – GRUPI. Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil na Rede Pública e Privada de Ensino.

PERGUNTAS FREQUENTES