MINDFULNESS: TÉCNICA QUE AJUDA A FOCAR NO MOMENTO PRESENTE

MINDFULNESS: TÉCNICA QUE AJUDA A FOCAR NO MOMENTO PRESENTE

28/04/2020

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Sabe aquele momento em que você está dando aula e percebe que um estudante não conseguiu seguir o raciocínio? Ou quando está falando com alguém e percebe que não lembra mais o que a pessoa acabou de dizer? São exemplos típicos de falta de atenção. E, muitas vezes, o motivo é não estarmos plenamente concentrados naquilo que estamos fazendo, mas pensando em outras atividades.

Em determinados graus, essa falta de atenção pode ocasionar ansiedade, estresse e até mesmo depressão, pois impacta os sentimentos e as emoções, interferindo nas nossas ações. Momentos como este que estamos vivendo, com a pandemia do coronavírus, tendem a dificultar ainda mais nossa capacidade de concentração, pois fomos tirados de nossas rotinas e estamos expostos a informações que podem causar medo e insegurança. Algumas técnicas de meditação podem ser muito eficazes, especialmente a prática de Mindfulness, ou Atenção Plena, para treinar nossa habilidade de concentração e nos ajudar a manter a saúde emocional (o que impacta nas nossas vivências pessoais e profissionais).

O QUE É MINDFULNESS

Bastante difundida em todo o mundo, Mindfulness é uma técnica que tem como base alguns princípios encontrados em outras práticas meditativas, mas que tem se destacado pelos resultados cientificamente comprovados. Seu foco é voltar a atenção, sem julgamentos, ao momento presente.

Um dos cientistas responsáveis pelos estudos e divulgação da Mindfulness no mundo é Jon Kabat-Zinn, que é médico e professor emérito da Faculdade de Medicina de Massachusetts. Ele fundou o Center for Mindfulness in Medicine e criou o programa de Redução do Estresse Baseado na Atenção Plena (MBSR).  De acordo com o especialista, “Mindfulness é a consciência que emerge quando pensamos atenção, de propósito, no momento presente e sem julgamentos”. Confira, aqui, um vídeo com ele.

No prefácio do livro “Mindfulness e psicoterapia”, o psicólogo clínico e instrutor da Harvard Medical School, Christopher Germer, traz a seguinte definição: “O Mindfulness trata-se simplesmente de estar consciente de onde a sua mente está de um momento para o seguinte, com suave aceitação”. De acordo com ele, “esse tipo de aceitação incondicional pode ter um efeito profundamente transformador sobre nossas vidas diárias. Podemos aprender a apreciar coisas muito comuns – como o sabor de uma maçã – ou a tolerar grandes dificuldades – como a morte de um ente querido – simplesmente aprendendo a estar conscientes (mindfull)”.

PARA SABER MAIS

Clique aqui e assista a um vídeo com Jon Kabat-Zinn.