INTELIGÊNCIA COLETIVA – 11ª EDIÇÃO

share buttons

11ª EDIÇÃO

INTELIGÊNCIA COLETIVA

Diálogos em educação: conexões entre escola, comunidade e futuro.

PRESENCIAL

Painéis / Workshops /
Relatos e reflexões sobre práticas /
Networking.

SOBRE O EVENTO

A 11ª edição do Inteligência Coletiva traz como foco a própria educação. Por meio de trocas de experiência, vivências hands on e discussões promovidas por profissionais de distintas áreas, a temática central do evento permeia três perspectivas: o compromisso da escola em seu papel social de formação integral dos sujeitos; a escola como ambiente fértil de conexão do processo educativo com as complexidades da comunidade e, por fim, sua relação com os desafios do mundo contemporâneo, potencializando discussões sobre inovação e resolução de problemas globais. 

O objetivo do evento, então, é promover reflexões sobre a essência do processo educativo e sobre as mudanças inerentes a um contexto de transformação, que considere as relações que se estabelecem entre escola, comunidade e futuro.

PARA QUEM

PARA QUEM

Educadores e demais profissionais interessados no tema

4 ENCONTROS

QUANDO

14 de setembro, quinta-feira, das 19h às 21h
16 de setembro, sábado, das 8h às 12h45

MATERIAIS

ONDE

14 de setembro
Teatro da Unisinos POA
Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 – Boa Vista, Porto Alegre/RS

16 de setembro
Colégio Farroupilha
Rua Carlos Huber, 425 – Três Figueiras, Porto Alegre/RS

BENEFÍCIOS E BÔNUS

CERTIFICADO

De 7 horas, disponível para download após responder à pesquisa sobre o evento

DURAÇÃO

INSCRIÇÕES

De 11 de agosto a 10 de setembro 

A inscrição para o painel de abertura dá acesso somente ao evento no dia 14/09/2023.

A inscrição para os dois dias de evento dá acesso ao painel de abertura (dia 14/09/2023) e à experiência final, bem como possibilita escolher 1 workshop e 1 dupla de relatos de prática – com vagas limitadas (dia 16/09/2023).

CERTIFICADO

DURAÇÃO

7 horas

INVESTIMENTO

INVESTIMENTO

Acesso ao painel de abertura – 14/09/2023:
Escolas privadas – R$ 40,00
Escolas públicas – R$ 20,00
Estudantes de licenciaturas ou magistério: R$ 20,00

Acesso aos dois dias de evento – 14/09/2023 e 16/09/2023
Escolas privadas: R$ 98,00
Escolas públicas: R$ 49,00
Estudantes de licenciaturas ou magistério: R$ 49,00

PROGRAMAÇÃO

(Clique sobre os itens para ler mais)

DIA 14 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA)

DAS 19h ÀS 21h – PAINEL DE ABERTURA

19h – Solenidade de abertura


19h30 – Painel: Diálogos em Educação: conexões entre escola, comunidade e futuro.

Com: Francielly Rodrigues Barbosa, Gustavo Borba, Alexsandro Machado
Mediação: Marícia Ferri

DIA 16 DE SETEMBRO (SÁBADO)

DAS 8h ÀS 8h30 – WELCOME COFFEE

DAS 8h30 ÀS 9h30  – RELATOS E REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS

Cada participante deverá escolher 1 workshop e 1 dupla de relatos de prática.

Dupla de relatos 1

1A – Clube de RPG – Arcanos: Criando um ambiente fantástico de aprendizagens
O relato visa apresentar o processo de idealização e criação do Clube de RPG Arcanos no Colégio Farroupilha voltado para estudantes do 8º ano ao final do Ensino Médio, que iniciou por meio do seu protagonismo estudantil e assim se mantém ativo. O RPG é um jogo de criatividade e colaboração, no qual os estudantes criam e narram uma história colaborativa com personagens e/ou exercem o controle sobre eles ao longo da história, interagindo, interpretando e vivendo a história.
Com: Samuel Fraga e Edgard Kretschmann, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

1B – Xadrez escolar como forma de promover a integração, a competição saudável e o desenvolvimento socioemocional
O presente relato pretende demonstrar que o ensino de Xadrez pode promover a integração dos estudantes através de uma competição saudável, bem como o seu desenvolvimento socioemocional. Além disso, a proposta visa contribuir para a formação do estudante tornando-o apto a viver em um mundo global e sem fronteiras, no qual a tomada de decisões com coragem, estratégia e inteligência é fundamental na construção não só do nosso hoje, mas também do nosso futuro.
Com: Daniel da Rosa Mesquita e Fernando Esteves de Oliveira, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Saúde mental e desenvolvimento socioemocional

Dupla de relatos 2


2A – Formação continuada – Astronomia nos Anos Iniciais
O relato visa apresentar o processo de formação continuada de professores dos Anos Iniciais com foco em habilidades previstas na BNCC, cujo objeto do conhecimento é a Astronomia. As atividades envolvem habilidades de percepção do efeito da radiação solar em diferentes superfícies; descrição da posição do Sol pela sombra projetada; caracterização de aspectos de nosso planeta através de representações diversas; observação de objetos celestes; calendários de diferentes culturas e pontos cardeais com gnômon e bússola.
Com: Gentil César Bruscato, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

2B – Ousando no Laboratório de Ciências do 5º ano
O presente relato consiste na exposição de um projeto que buscou fazer aproximações entre a malha curricular dos Anos Iniciais e Finais no Laboratório de Ciências. Mais do que um letramento científico, a proposta visa promover uma nova vivência, evidenciando a postura necessária para que ocorra a apropriação do conhecimento científico. Com o auxílio da professora, da monitora e do professor titular, fazendo uso de jaleco e com o material necessário, todos os alunos realizam experimentações em grupos, explorando possibilidades.
Com: Maristela Dutra e Vanessa Riva, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Dupla de relatos 3


3A – Ensinando empreendedorismo com franquias
O relato descreve o caminho pedagógico da trilha de aprofundamento Gestão, negócios e inovação, desenvolvida no primeiro trimestre do ano de 2023 com estudantes do Ensino Médio. As atividades da trilha propuseram aos estudantes trocas de experiências a partir de eventos, palestras, aulas imersivas e estudos de caso, provocando o estudante-empreendedor a vivenciar as nuances do modelo franchising.
Com: Thiago Cruz da Silva e Ronaldo da Silva Noguez, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

3B – Clube de Educação Financeira do Colégio Marista Rosário
O relato apresenta o clube de Educação Financeira, um projeto que acontece no turno inverso e que busca conscientizar os participantes sobre a importância do planejamento a fim de que o cidadão possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo no mundo contemporâneo. Nesses encontros, os estudantes exploram assuntos relacionados ao mundo dos negócios, buscando sempre refletir sobre as reais necessidades do mundo contemporâneo.
Com: Débora Frasnelli e Paulo Roberto Ribeiro Vargas, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Dupla de relatos 4


4A – O erro é meu amigo e a alfabetização digital
O relato apresenta experiências embasadas no trabalho pedagógica com o livro O erro é meu amigo, escrito pelas autoras. A obra conta a história de uma professora que ensina aos seus alunos que errar é bom. A partir da narrativa, será explorada a ferramenta de robótica RoPE, que inicia a alfabetização digital e apoia o aprendizado de conceitos básicos de programação, assim como o desenvolvimento da empatia e do bom relacionamento.
Com: Lucia Maria Martins Giraffa e Margarete Fialho dos Santos, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

4B – Projeto de iniciação científica: quando o plástico é bom?
O relato consiste na apresentação de um projeto de iniciação científica sobre plástico realizado com estudantes do 3º ano. A partir de uma pesquisa, os estudantes perceberam que esse material presente em nosso dia a dia prejudica o meio ambiente, mas também nos traz muitas facilidades. A questão norteadora centrou-se em saber quando o plástico é bom. Os estudantes perceberam que o plástico não é o vilão da situação e, sim, quem faz uso dele, pois não o descarta corretamente, não reaproveita o material ou consome-o desnecessariamente.
Com: Suyan Maria Castro Ferreira, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Escola e Comunidade

Dupla de relatos 5


5A – Laboratório de expressão: pensamento, corpo e afeto
O relato apresenta ações de um plano de saúde mental na escola que incluem a vivência de círculos restaurativos, rodas de conversas e de experimentações com a filosofia e a arte (pintura, desenho, escultura, poesia, dramatização). Essa ampliação dos sentidos é entendida como possibilidade humana de saúde e abertura ao conhecer/aprender: entrar em relação afetiva com o conhecimento, com as pessoas e com o universo das diferenças (singularidades).
Com: Patrícia Cardinale Dalarosa, Letícia Clezar Farias e Raquel Silva da Silveira, da EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Eixo: Saúde mental e desenvolvimento socioemocional

5B – Formação de turmas: papéis, desafios e possibilidades
O presente relato consiste na apresentação de ações que compõem um complexo projeto que envolve a formação de turmas. Trata-se de procedimentos que contemplam as escolhas dos estudantes por meio da técnica sociométrica, do olhar docente sobre o grupo e sobre as relações entre os pares e da visão da equipe pedagógica quanto ao equilíbrio dos grupos. A partir das observações e do acompanhamento sistemático dos grupos, pôde-se concluir que o trabalho contribui para a formação de turmas mais equilibradas nos aspectos emocionais, pedagógicos e disciplinares.
Com: Luiza Becker Emmel e Mariana de Souza Arieta, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Saúde mental e desenvolvimento socioemocional

Dupla de relatos 6


6A – Sinais de investigação das crianças bem pequenas
O relato visa compartilhar a importância e a riqueza das aprendizagens que as crianças bem pequenas constroem no cotidiano escolar, através do processo de investigação. Esse trabalho acontece a partir da escuta das crianças e da promoção de experiências em que elas resolvem situações-problemas. Nessas experiências, as crianças realizam operações mentais que acessam diferentes estruturas cerebrais e desenvolvem conceitos nas diferentes áreas do conhecimento.
Com: Mariane Vieira Gonçalves, do Colégio Monteiro Lobato
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

6B – Minicidade: laboratório de vivências e de aprendizagens
O relato visa apresentar as propostas vivenciadas pelas crianças da Educação Infantil no espaço da Minicidade do Colégio Farroupilha, a fim de colaborar com ideias e sugestões para um trabalho que oportunize o desenvolvimento da cidadania e do protagonismo de forma lúdica para as crianças pequenas. Serão apresentadas brincadeiras de cenas da vida cotidiana, tais como organizar a casa, ir ao mercado, ao salão de beleza e, ainda, vivências relacionadas ao trânsito.
Com: Cátia Gonçalves Mata e Danielle de Campos Wertonge, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Dupla de relatos 7


7A – Livro dos 9° anos: Uma experiência artística e literária por meio da autoria estudantil
O relato visa apresentar um projeto que propõe a escrita de textos pelos estudantes, compilados em um livro, que revelam sentimentos, sensações e olhares da construção humana transformados em reflexões por meio da linguagem literária. A cada ano, um gênero textual e uma proposta artística são contemplados e os estudantes são convidados a produzir uma escrita criativa, sensível e conotativa e representam uma produção visual artística que provoca diálogos com a produção escrita.
Com: Giovana Martins e Luana Zanon, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

7B – Diferentes mundos através da literatura
O relato é a apresentação de uma proposta que surgiu a partir da possibilidade de diversificar os trabalhos relacionados às leituras indicadas pela escola, através da exploração de múltiplas linguagens. Além de relatos e oratórias sobre os livros, a mescla entre a linguagem verbal e a linguagem gráfica, enquanto possibilidade de qualificar os estudos literários, mostrou-se significativa.
Com: Cristiane Obst Berwanger e Carina Pellin, do Colégio Monteiro Lobato
Eixo:Aprendizagem ativa e inovadora

Dupla de relatos 8


8A – Trilhas do Ensino Médio: Cálculo, lógica computacional e suas aplicações
O relato visa apresentar a proposta da trilha Cálculo, lógica computacional e suas aplicações, que convida o estudante a aprofundar conceitos relacionados ao estudo de funções e a desenvolver noções de cálculo e suas aplicações, assim como de lógica computacional. As experiências de aprendizagem previstas na trilha visam à resolução de situações-problema que impactam a sociedade nos âmbitos econômico, ambiental e tecnológico. A trilha é estruturada de forma a desenvolver, por meio da prototipagem e da utilização de tecnologias digitais, o pensamento analítico.
Com: Elisabete Braga e Roger Pereira, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

8B – Compreendendo a qualidade do ar: análise de CO2, temperatura e umidade com ESP8266
O relato apresenta uma atividade prática de análise de gases, com foco no dióxido de carbono (CO2) emitido na atmosfera, realizada com turmas do Ensino Médio. Foram utilizados um software e um dashboard para análise de dados coletados de CO2, temperatura e umidade. Os estudantes identificaram tendências, padrões e anomalias nos níveis de CO2 e compararam resultados entre diferentes locais e períodos de tempo. A atividade promoveu a compreensão da medição de gases na atmosfera e suas implicações para o meio ambiente.
Com: Leandro Camacho e Luiz Silva, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Dupla de relatos 9


9A – Vamos organizar a mochila? Desenvolvendo a organização e a proatividade no 1º ano do Ensino Fundamental
O relato abordará o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional dos Anos Iniciais, nas turmas do 1º ano, em parceria com as professoras titulares, bem como com a Biblioteca Escolar. Serão apresentadas as atividades relacionadas ao programa Hábitos de Estudo, numa perspectiva interdisciplinar, a fim de favorecer a organização pessoal, a aprendizagem e a autonomia.
Com: Elisângela Kramer e Vanusia Salomoni, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

9B – Nature Box
O relato apresenta o projeto Nature Box, uma iniciativa do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, cujo objetivo principal é promover um intercâmbio entre as escolas Maristas. O projeto consolida-se por meio da construção de uma caixa contendo elementos da natureza do estado e jogos criados pelos estudantes com o uso do material coletado. Nas aulas de Língua Inglesa, as turmas de 1º ano vivenciaram o uso significativo da língua e organizaram caixas que viajarão para outra escola, assim como receberão construções vindas de outros lugares.
Com: Luiza Becker Emmel e Taiane Mesquita Pereira, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Dupla de relatos 10


10A – Educação pela pesquisa e iniciação científica nos Anos Iniciais: seus desafios e possibilidades
O relato apresentará o projeto de iniciação científica Conexão Ciências Kids, implementado nas turmas do 5º ano do Colégio Farroupilha, que apoia os estudantes no desenvolvimento de habilidades com foco na metodologia científica e na educação pela pesquisa. O projeto foi elaborado nos moldes de uma proposta pedagógica interdisciplinar, que tem a temática da sustentabilidade como fio condutor, a partir do qual os docentes conduzem oficinas que permitem aos estudantes entrarem em contato com o método científico, considerando o ano em que estão inseridos.
Com: Camila Marchiori Sena e Carla Andryelle Ribeiro Pires, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

10B – Iniciação científica nos Anos Iniciais
O relato visa explorar como os estudantes dos Anos Iniciais, por meio da iniciação científica, refletem sobre problemas do cotidiano e possibilidades de ação e interação nessas questões. Os estudantes, através de perguntas investigativas, elaboram hipóteses, observam e realizam comparações, sempre levando em consideração os conhecimentos adquiridos previamente. Assim, pela heterogeneidade das temáticas que podem ser exploradas, criou-se um roteiro para auxiliar os professores na caminhada investigativa.
Com: Márcio de Souza Giacomini, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Escola e Comunidade

Dupla de relatos 11


11A – Metodologia ativa e interdisciplinar para o aprendizado sobre biomas
Este relato visa apresentar um trabalho interdisciplinar realizado com turmas de Anos Finais, embasado em metodologias ativas e que utilizou diferentes materiais. O objetivo foi contribuir para o desenvolvimento de habilidades dos componentes de Ciências e Geografia, tendo o mesmo objeto de estudo: biomas do Brasil.
Com: Ricardo Franchini e Francielly Ferreira, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

11B – Desenvolvendo Habilidades em Física e Pensamento Computacional com Robôs LEGO
O relato consiste em uma atividade atividade desafiadora de Física vivenciada pelas turmas do Ensino Médio, na qual os estudantes programaram robôs LEGO para percorrerem um circuito no chão. Com obstáculos e uma rampa de 10 graus, os alunos aplicaram o pensamento computacional para otimizar o desempenho dos robôs. A competição de menor tempo incentivou o trabalho em equipe e a resolução de problemas práticos. A atividade promoveu o desenvolvimento de habilidades em Física, programação e pensamento criativo, proporcionando uma experiência de aprendizado prática e divertida.
Com: Estevão Luciano Quevedo e Leandro Silva da Silveira, do Colégio Marista Rosário

Dupla de relatos 12


12A – Diário de leitura
O presente relato consiste na produção de diários de leitura tendo como objetivo trabalhar com a fruição da literatura, desenvolver a capacidade leitora e a habilidade de discorrer sobre o que foi lido. Os estudantes são livres para escolherem suas leituras e produzem um relato da experiência também no formato com o qual se sentem mais à vontade. Eles são orientados a escolherem suas leituras com uma única restrição: os livros devem ser literários. São apresentados alguns diários de anos anteriores para motivá-los.
Com: Luara Pinto Minuzzi, do Colégio Monteiro Lobato
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

12B – Kindness
O presente relato apresenta o projeto Kindness, que teve como objetivo conscientizar os estudantes de que a prática da bondade pode contribuir para que suas interações e vivências sejam mais harmônicas e satisfatórias utilizando a Língua Inglesa. Para isso, foi confeccionado um calendário de Acts of Kindness, uma história em que o desfecho é um ato de bondade, um jogo da memória e um pequeno texto sobre um colega.
Com: Eliane Moreira Fin, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Saúde mental e desenvolvimento socioemocional

Dupla de relatos 13


13A – Projetos na Educação Infantil: esporte e integração
O presente relato aborda projetos com a temática dos esportes desenvolvidos em duas turmas da Educação Infantil. Serão exploradas vivências que favoreceram o desenvolvimento motor e a consciência corporal das crianças por meio das modalidades esportivas e também as noções de regras, respeito, valorização de si e do outro, convívio e cooperação. Ainda que o tema dos projetos tenha sido o mesmo, a trajetória de pesquisa e investigação de cada grupo foi diferente, o que possibilitou tornar visíveis os interesses e a autoria das crianças durante o processo de aprendizagem.
Com: Sabrina Geremia da Rosa e Luiza Castilhos de Oliveira, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

13B – A alfabetização cartográfica nos Anos Iniciais
A alfabetização cartográfica tem como objetivo desenvolver habilidades de representação espacial e seu uso na prática diária. Nessa perspectiva, este relato apresenta uma proposta pedagógica interdisciplinar onde os estudantes do 1º ano aprenderam sobre a alfabetização cartográfica na prática. Em parceria com educação física e tecnologia, algumas atividades foram realizadas: mapa cartográfico, contorno do corpo buscando investigar, explorar, imaginar, desenvolver e construir o pensamento lógico espacial.
Com: Isadora Gobi Pinto e Gisele Fraga Cardoso Dietze, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Dupla de relatos 14


14A – Círculos de Primavera e Outono dos Afetos: a Justiça Restaurativa abrindo espaços no ambiente escolar
O relato visa apresentar a experiência da realização dos Círculos de Construção de Paz no ambiente escolar tendo por perspectiva a resolução de conflitos por meio da Justiça Restaurativa. A experiência realizada envolve estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e tem apresentado resultados interessantes na constituição dos modos de ser e estar dos estudantes da Escola.
Com: Paulo Sergio da Silva, Gisele Alt de Oliveira e Aline Bizello, da EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Eixo: Diversidade e ambientes plurais de aprendizagem

14B – Projeto Cuidado: Crescer é uma fera
O relato consiste na apresentação de um projeto desenvolvido com as turmas do 6º ano em que o tema “Crescer é uma fera” é abordado por meio de encontros e dinâmicas. Ele tem como objetivo esclarecer as transformações que envolvem o corpo e a mente de um adolescente, pois é nessa fase que os conflitos ficam mais marcantes. O aluno pode encontrar na escola um espaço de informação e de formação, no que diz respeito às questões referentes ao seu momento de desenvolvimento.
Com: Maristela Dutra e Clarice Conter, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Saúde mental e desenvolvimento socioemocional

Dupla de relatos 15


15A – Ambientes Inovadores de Aprendizagem: vivências de co-responsabilidade na organização do espaço da sala de aula
Como organizar os estudantes na sala de aula? Como desenvolver maior atenção, prontidão e aprendizagem nas interações e agrupamentos propostos? O relato apresenta uma atividade realizada com uma turma do 4º ano, na qual os estudantes foram desafiados a qualificar a prontidão e o tempo atencional individual e coletivo durante a realização das propostas. Foram desenvolvidas algumas estratégias pedagógicas, que partiram de reflexões docentes e discentes, a partir das quais os estudantes vivenciaram diferentes formas de agrupar-se e de trabalhar, na busca de resultados mais efetivos de aprendizagem.
Com: Vera Regina da Silva dos Santos e Rosanita Moschini Vargas, do Colégio Farroupilha
Eixo: Diversidade e ambientes plurais de aprendizagem

15B – 250 motivos para amar Porto Alegre
O relato apresenta uma atividade desenvolvida com as turmas do 3º ano. Os estudantes aprenderam sobre Porto Alegre no ano em que foram comemorados os 250 anos da cidade e uma das propostas foi a releitura de seus pontos turísticos. A atividade foi realizada no Microsoft Minecraft, no qual os estudantes construíram, por meio de blocos, os monumentos escolhidos. Eles também realizaram a proposta no Tinkercad, uma ferramenta que possibilita fazer um desenho para ser impresso na impressora 3D.
Com: Daniela Carbonel Licht, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Escola e Comunidade

Dupla de relatos 16


16A – Sensor de umidade: controlador de regas para plantas
O relato apresenta uma atividade realizada a partir do projeto Adaptação e Acolhida de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Após a vivência com o cuidado de uma planta carnívora, surgiu o questionamento da turma em relação à quantidade de água oferecida. Dessa forma, foram desenvolvidos sensores de umidade de acordo com a necessidade de cada planta. Com o suporte da TE, foram desenvolvidas aulas com foco no pensamento computacional, seguido de programação virtual do sensor, culminando na programação do sensor real.
Com: Maitê Torres e Márcio Giacomini, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

16B – Clube do Livro
O relato apresenta um projeto que surgiu com a intenção de suscitar nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a curiosidade e o encantamento pela literatura. Os encontros oportunizam aos estudantes diferentes vivências ligadas à literatura de forma lúdica e prazerosa, além de trabalharem a criticidade e o uso de tecnologias para a elaboração de registros, explorando as diversas práticas de linguagem. Que o prazer em ler transcenda o ambiente escolar, levando-o para a vida, desenvolvendo toda a potencialidade criativa, autônoma, comunicativa e crítica que os livros podem proporcionar.
Com: Claudia Bernardes e Gabriela Klein, do Colégio Monteiro Lobato
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Dupla de relatos 17


17A – Robótica educacional: uma ferramenta pedagógica e de transformação social
O relato consiste na apresentação do projeto de Robótica desenvolvido na EMEF Saint Hilaire, trazendo elementos sobre as metodologias empregadas no desenvolvimento dos trabalhos, bem como a importância do projeto como ferramenta de aprendizagem e de transformação social. A proposta está relacionada à aplicação de práticas ativas, inovadoras e acima de tudo ao interesse dos estudantes, tornando-a uma potente ferramenta de aprendizagem e de transformação social.
Com: Bruno Silva Santos, da EMEF Saint Hilaire
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

17B – A proposição da ética na escola: uma rel(ação) de aprendizagem entre Filosofia e Educação Física
O relato apresenta uma proposição de ensino e aprendizagem sobre ética como conteúdo desenvolvido pelos componentes de Filosofia e Educação Física. A Filosofia desenvolve os aspectos teóricos, reflexivos e analíticos. Já a Educação Física aborda a esfera prática, propiciando as vivências desportivas, as resoluções de conflitos e a compreensão da relação com o outro. A prática teve como culminância uma atividade de reflexão sobre aspectos teóricos e práticos que envolvem a construção da moralidade e o conteúdo sobre ética.
Com: Fernanda Felix de Oliveira e Graziela Zanotta Acosta, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Dupla de relatos 18


18A – GROWBOX: Câmara de Cultivo Indoor feita em sala de aula

O relato aborda uma atividade desenvolvida pela equipe de Robótica do Colégio Marista Rosário juntamente aos estudantes e professores de Ciências e Nutrição. Após tentativas frustradas de cultivo de tomates na escola, a equipe de Robótica auxiliou na criação de uma estufa que oportuniza o desenvolvimento dos alimentos sem intervenções externas, possibilitando o acompanhamento desse processo de plantio. Compreender a importância da origem dos alimentos e o processo que passam até chegarem à nossa mesa fez com que a Growbox fosse de extrema relevância para a atividade.
Com: Ana Claudia da Cunha Gonçalves e Lucas Prates Martins, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Escola e Comunidade

18B – Perspectivas e ações para os alunos da EJA na comunidade do Bairro Sarandi
O relato descreve ações promovidas com os alunos da EJA, tais como construção de um horto medicinal, produção de kombucha e adesivos de auriculoterapia. Na proposta de inclusão digital, os alunos puderam ainda fazer um curso de Agente de Alimentação Escolar, que os credencia ao trabalho em refeitórios escolares.
Com: Marines Boncoski Brizola, Gelson da Silva Soares e Nice José Delfino, da EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Dupla de relatos 19


19A – Iniciação científica: deficiência visual
O relato consiste em um projeto de iniciação científica no qual a busca de respostas para a pergunta investigativa: “Como podemos facilitar a vida do deficiente visual nos ambientes e espaços da nossa cidade?” foi foco do estudo. Os estudantes iniciaram uma pesquisa para a escuta de vivências de pessoas com deficiência visual. Por meio de conceitos de Design Thinking (Mapa da Empatia e Brainstorm), entrevistas, aulas práticas de eletrônica e pensamento computacional, os estudantes pensaram no desenvolvimento de um sensor de distância para ser acoplado à bengala.
Com: Kamila Peres Costa Felix e Márcio de Souza Giacomini, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

19B – CLIL: cases inspiradores para a introdução da prática em turmas de 5º ano
O relato consiste em apresentar como os estudantes, por meio da metodologia CLIL, conheceram a aplicação da Língua Inglesa em contextos muito diferentes e aprenderam conteúdos que normalmente são vivenciados em Língua Materna. Assuntos de Geografia e de Ciências Naturais foram explorados concomitantemente com aspectos estruturais do idioma. A Linguagem como área foi instigada a todo momento por meio de música, culinária, momentos orais, jogos e produções artísticas, proporcionando experiências diversas com os tópicos estudados.
Com: Manoela Torres Klauss e Letícia de Souza de Oliveira, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora


DAS 9h30 ÀS 10h – INTERVALO

COFFEE BREAK E ATRAÇÕES CULTURAIS

DAS 10h15 ÀS 11h30 – WORKSHOPS

Cada participante deverá escolher 1 workshop e 1 dupla de relatos de prática.

Workshop 1
Descomplicando Arduino para professores inovadores! Making Arduino easy for innovative teachers!

Este workshop bilíngue tem como objetivo capacitar professores inquietos (de quaisquer áreas e níveis de ensino) a começarem a usar programação, circuitos e Arduino para tornar suas aulas ainda mais inovadoras e atraentes de forma descomplicada e acessível. Não há pré-requisitos de conhecimento da área para participação ou mesmo conhecimento avançado de inglês para compreensão.
Com: Lucas Prates Martins e Gabriela Rodrigues dos Santos, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 2
Ciranda Junina do Boi Bumbá: vivenciando o folguedo, valorizando o folclore brasileiro.
O workshop proporcionará a recriação da ciranda do Boi Bumbá, produto final dos estudos desenvolvidos com as turmas de 5º ano do Colégio Rosário que abordam as matrizes culturais que compõem o Brasil e a valorização dos povos que formam nossa identidade. Os participantes vivenciarão aspectos históricos sobre o surgimento do folguedo, compreenderão a importância da festa e os nomes que ela recebe em diferentes lugares do Brasil e construirão um teatro representativo do bumba meu boi.
Com: Maria Celeste Spolaor Etges e Danielle Caregnatto, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Diversidade e ambientes plurais de aprendizagem

Workshop 3

Área e perímetro: pensando e construindo uma casa popular
O workshop objetiva explorar um projeto desenvolvido com os 5º anos do Colégio Rosário que visa promover reflexões acerca das diferentes realidades sociais do Brasil por meio de um projeto brasileiro de construção de casas populares. Na proposta, os participantes recriarão, por meio de planta baixa, a estrutura da área dessas moradias e construirão hipóteses sobre custos de construção a partir de testagens de diferentes composições de áreas e perímetros.
Com: Cibele Kappel e Katherine Bridi Scariot, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 4
CriaFuso e suas possibilidades
O workshop visa explorar os potenciais do CriaFuso, em um conjunto de três elementos (uma serra, um furador com uma chave e os parafusos), tendo o papelão como material indicado para se trabalhar. Ele foi criado para que os estudantes tenham mais autonomia em seu processo criativo, pois as ferramentas são simples e auxiliam na construção de um objeto. A utilização desses recursos proporciona maior protagonismo aos estudantes, pois eles conseguem realizar o planejamento, a execução e a avaliação da construção desenvolvida.
Com: Márcio de Souza Giacomini e Diego Silveira Lucas, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 5

Circuitos e construções no Minecraft Education Edition
O workshop visa apoiar os educadores no desenvolvimento de conhecimentos básicos em relação à utilização do Minecraft Education Edition, por meio da utilização de lógica nos circuitos elétricos. A proposta tem o intuito de enriquecer as construções em aula. Além disso, a prototipagem no Minecraft facilita a visualização de conceitos trabalhados em sala.
Com: Marcelo Bier de Mattos e Gabriela Rodrigues dos Santos, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 6
Territórios de Aprendizagem: o espaço como o terceiro educador
Esse workshop abordará o conceito do espaço na sala de aula da educação infantil e anos iniciais, pensando-o como o terceiro educador. As DCNEI e a BNCC, bem como as pedagogias participativas, reiteram a importância da preparação, do planejamento e do cuidado ético e estético com este item: o espaço. Na primeira parte, haverá uma sustentação teórica, seguida de uma atividade prática, onde os participantes criarão espaços com diferentes materialidades, a partir dos desafios colocados.
Com: Gabriela Venturini e Lídia Wotter dos Santos, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 7
Pensamento Computacional na Educação Infantil: articulando saberes entre os campos de experiência
Na Educação Infantil do Marista Rosário a aprendizagem se dá por meio de projetos originados da curiosidade dos estudantes, os quais valorizam o protagonismo das crianças. Nesse contexto, este workshop visa explorar como o pensamento computacional auxilia a desenvolver a resolução de problemas, a testagem de hipóteses, o raciocínio lógico, entre outros, experiências que serão vivenciadas pelos participantes da atividade.
Com: Glauce Cristine Pires Bencke e Patrícia Cavedini, do Colégio Marista Rosário
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 8
Microscopia lúdica: do micro ao macro
O workshop tem como objetivo apresentar diferentes estratégias para o desenvolvimento de habilidades referentes à microscopia e a como adaptar tais recursos de acordo com a realidade de cada escola. Serão realizadas propostas relacionadas à microscopia por meio de observações e registros de lâminas em microscópio, utilização de jogo on-line e montagem de um álbum de figurinhas.
Com: Bruna Dutra de Castro e Julia Benetti, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 9
Técnicas de gestão e organização da sala de aula
“Meus estudantes não me ouvem quando peço que fiquem em silêncio”. “Gostaria que meus estudantes entendessem que me importo com eles”. “Mesmo dando instruções claras, preciso ficar repetindo o que meus estudantes precisam fazer”. Qual professor nunca fez alguma dessas indagações? Com base em pesquisas da área de ensino de inglês como língua adicional, o workshop apresentará, de modo prático, técnicas que ajudem professores, das mais variadas disciplinas, a resolverem essas questões.
Com: Gian Franco Moretto, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 10
Cultura Maker: A utilização de prototipagem digital em projetos interdisciplinares nos Anos Finais
O workshop tem por objetivo oferecer uma introdução prática a tecnologias de impressão 3D e de corte a laser. Durante a oficina, os participantes aprenderão a criar protótipos virtuais tridimensionais utilizando software de modelagem 3D e vetores 2D. Em seguida, utilizarão a máquina de corte a laser para transformar esses protótipos em objetos físicos precisos e funcionais.
Com: Roger Pereira e Vanessa Lima, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 11
Prática de instalação elétrica residencial
O workshop visa proporcionar o aprendizado significativo de conceitos e cálculos simples de eletricidade através da atividade prática de instalação elétrica residencial. Por meio de metodologias ativas e contextualizadas, serão exploradas estratégias para a realização de emendas em fios, uso de ferro de solda, uso de voltímetro e cálculo de potência e energia elétrica consumida em uma residência.
Com: Gentil César Bruscato, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 12
RPG (Jogo de Interpretação de Papéis): Possibilidades para ensino e aprendizagens interdisciplinares
Chamado para a aventura! A ideia dessa proposta é que os educadores de áreas diferentes se unam para resolverem de forma colaborativa as diferentes situações-problema apresentadas. Os participantes inicialmente serão introduzidos ao RPG e, depois, em grupos, colocarão a mão na massa, criando cenários para o jogo aplicados à sua área de atuação. Por fim, jogarão o jogo, interpretando personagens dentro dos ambientes criados.
Com: Samuel Fraga e Edgard Kretschmann, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 13
A Matemática na Minha Vida – Educação Financeira no 2º ano dos Anos Iniciais
O workshop visa proporcionar experiências na área de Educação Financeira, envolvendo investigação, abordagens plugada e desplugada e desenvolvendo habilidades relacionadas à computação, à literatura, à movimentação e à localização no espaço e à construção de vivências em diferentes ambientes. As propostas exploradas serão as que envolvem o projeto de Educação Financeira do 2º ano dos Anos Iniciais do Colégio Farroupilha.
Com: Christiane Pegoraro Bandarra e Margarete Fialho dos Santos, do Colégio Farroupilha
Eixo: Escola e comunidade

Workshop 14
Iniciação Científica: Despertando a Criatividade e a Ação
O workshop visa à compreensão de algumas etapas da metodologia científica e de como um projeto de iniciação científica pode ser desenvolvido nos Anos Iniciais. Por meio de atividades interativas, os participantes aprenderão sobre conceitos de iniciação científica de forma lúdica e não tradicional, como forma de estimular a curiosidade e a criatividade dos estudantes.
Com: Alan Ramos Machado e Letícia da Silva Pimentel, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 15
Planner Literário: trajetos de aprendizagens em Literatura e Pensamento Computacional
O workshop explora a construção de um planner literário, modelado a partir das leituras realizadas pelos estudantes e da exploração de diferentes ferramentas digitais (Scratch e Jamboard, por exemplo). Por meio do uso de ferramentas digitais diferenciadas para a construção de registros inspirados na literatura, os participantes serão instigados à prática e ao gosto por diferentes leituras e contextos literários.
Com:  Vera Regina da Silva dos Santos e David Machado, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 16
A alfabetização e o letramento matemático nos Anos Iniciais
O workshop visa problematizar o processo de alfabetização e letramento, incluindo elementos que perpassam pela leitura, pela escrita e pela alfabetização e pelo letramento matemático. A partir dessa perspectiva, na oficina, serão apresentadas diferentes metodologias e recursos para a construção de uma aprendizagem significativa, tais como o uso de jogos, a ludicidade como precursora da aprendizagem e a experiência, entre outros aspectos extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo, lógico e crítico dos estudantes.
Com: Isadora Gobi Pinto e Alexandra da Silva Santos Sklarczyk, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 17
Projeto de Vida: reflexões sobre o componente curricular
O objetivo do workshop é promover o compartilhamento de propostas realizadas no componente de Projeto de Vida e proporcionar reflexões acerca dos desafios encontrados e das possibilidades desse trabalho. Serão realizadas discussões, no formato de oficina, sobre a construção do currículo e sobre formas de promover o desenvolvimento das habilidades necessárias, além de explorar distintas perspectivas e possibilidades.
Com: Gabriela Donadel e Saul Chervenski, do Colégio Farroupilha
Eixo: Saúde mental e desenvolvimento socioemocional

Workshop 18
As plantas e seus mistérios
O workshop possibilitará que os participantes observem alguns mistérios da natureza de forma concreta e vivenciem os seus encantos naturais de maneira lúdica. Serão promovidas sessões com desafios de motricidade fina, exploração de texturas e movimento com saltos relacionados ao assunto abordado, como forma de inspirar os professores a trabalharem tais aspectos com as crianças.
Com: Wendy Seelig Woltmann e Fabiano Fischer, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 19
Ciência Forense na sala de aula
Quem gosta de seriados e de filmes de investigação criminal já ouviu falar sobre a Ciência Forense. É uma área ampla que tem como principal objetivo auxiliar nas investigações na justiça, principalmente a criminal, e há várias subáreas envolvidas, como a Genética, a Física e a Química. O workshop “Ciência Forense na sala de aula” proporcionará um espaço de vivência e reflexão acerca da investigação criminal, por meio da análise das evidências encontradas, e convidará os participantes a aplicarem tais estratégias em sala de aula.
Com: Sarah Luchese Peruzzi, do Colégio Farroupilha
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 20

O desenho como tradução do pensamento e da comunicação da criança
O workshop aborda o papel do desenho como elemento fundamental na construção do pensamento e da comunicação das crianças. Por meio de atividades práticas e reflexões, os participantes compreenderão o valor do processo de desenhar, como potencial para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a construção de significados por parte das crianças.
Com: Patricia Schenkel e Tayline Concli, da Escola Giordano Bruno
Eixo: Aprendizagem ativa e inovadora

Workshop 21
A mediação da leitura como um dispositivo para a promoção da saúde na escola: as experiências leitoras do Coletivo de mediadoras(es) de leitura Luísa Marques.
O workshop visa compartilhar o trabalho realizado pelo Coletivo, que aposta na experiência da mediação de leitura como dispositivo pedagógico ao contribuir para o bem-estar físico, mental e social dos estudantes. Durante a atividade, serão apresentadas estratégias, dispositivos e ações de promoção à leitura que favorecem as condições de expressão, a escuta e o acolhimento dos estudantes.
Com: Maria Gabriela Pires de Souza e estudantes representantes do Coletivo de mediadoras(es) de Leitura Luísa Marques, da EMEF Saint Hilaire
Eixo: Escola e comunidade

Workshop 22

Colcha de retalhos: bordando narrativas
O workshop visa explorar a estratégia de criação de uma colcha de retalhos, a partir da qual os estudantes possam vivenciar, através do coletivo, um espaço afetivo e criativo. O foco é o desenvolvimento de habilidades motoras. Para a humanização do currículo e a inclusão de alunos com defasagens, dificuldades ou transtornos, a proposta reflete e acolhe o(s)nó(s) do eu; o(s) retalho(s) que me (nos) constitui (em).
Com: Amanda Mesquita Mambrum Pacheco, da EMEF Saint Hilaire
Eixo: Diversidade e ambientes plurais de aprendizagem

DAS 11h45 ÀS 12h45 – EXPERIÊNCIA FINAL

Jamais serás quem tu não és

Uma experiência impactante, capaz de gerar emoção e conexão por meio da vulnerabilidade, contribuindo para o fortalecimento de um ambiente de confiança, segurança psicológica, empatia, admiração e respeito entre os participantes.


Com: Marcio Libar

PALESTRANTES

INSCRIÇÕES ENCERRADAS