INQUIETOS PARTICIPAM DE PALESTRA COM RAFAEL ALBUQUERQUE

INQUIETOS PARTICIPAM DE PALESTRA COM RAFAEL ALBUQUERQUE

13 de novembro de 2019.

share buttons

Na noite de terça-feira, 12 de novembro, cerca de 130 professores inquietos de escolas das redes pública e privada do RS participaram da palestra “O que é ser professor? Um olhar diferente nesse período pós-BNCC”, com Rafael Albuquerque, supervisor pedagógico do projeto UNOi.

No Auditório 1 do Colégio Farroupilha, Rafael conduziu uma reflexão sobre o que é ser professor nos dias de hoje, iniciada com uma pergunta aos presentes: quem aqui já se imaginava professor quando criança? Em um dos momentos da palestra, pediu para os presentes acessarem um site e listar 5 palavras que correspondiam ao papel do professor. Em minutos, as respostas formaram uma nuvem de palavras, entre as quais “ensinar”, “compartilhar”, “mediar” e “aprender”.

De acordo com ele, aspectos marcantes da contemporaneidade são o mundo globalizado, as tecnologias, a interculturalidade e as múltiplas linguagens. E, o papel do professor nesse mundo, passa por dar ordem e sentido às informações, e não apenas transmiti-las; e fazer com o aluno viva melhor, tornando-o um ser autônomo.

Já entre os desafios enfrentados pelo professor para cumprir esse papel estão lidar com diferentes perfis de estudante; identificar, compreender e reparar as dificuldades encontradas pelos alunos; e realizar atividades diversas, utilizando diferentes metodologias.

 A palestra foi oferecida pela Escola de Professores Inquietos gratuitamente, como uma forma de contribuir para a formação contínua dos educadores, um dos aspectos abordados pelo palestrante como essenciais para o professor contemporâneo.