Curso híbrido:
INOVAÇÃO, APRENDIZAGEM ATIVA E ABORDAGENS HÍBRIDAS
O programa busca instrumentalizar professores para o uso de práticas pedagógicas pautadas em metodologias ativas e imersivas, integrando e interconectando recursos, metodologias, abordagens e saberes para sala de aula híbrida, hyflex, on-line e presencial.
Duração:
30 horas (de dedicação)
Formato:
Híbrido: com encontros síncronos, materiais complementares e módulo presencial*
Diferenciais:
3 encontros on-line e síncronos de Mentoria; Metodologia inovadora; Modelagem híbrida; Objetos de aprendizagem pautados no microlearning; Material didático diversificado.
SOBRE O CURSO
“Se quisermos desenvolver uma nova geração, com novas habilidades e competências para o futuro, precisamos repensar a educação”, diz Marjo Kyllönen, secretária de Educação e Desenvolvimento de Helsinque. O discurso não é só dela e esse programa foi desenvolvido com base nessa necessidade. A partir dele, os professores são provocados, por meio de diferentes estratégias, a repensar e a desenvolver novas práticas pedagógicas em salas de aulas presenciais, on-line, híbridas e hyflex. O curso amplia o repertório de práticas pedagógicas do professor ao abordar metodologias e recursos para apoiá-lo a inovar, inverter a sala de aula e promover o protagonismo discente.
PARA QUEM
Professores do Ensino Fundamental e Médio, coordenadores pedagógicos, estudantes de Pedagogia, licenciaturas e outras pessoas que atuam ou se interessam pela área da educação.
5 MÓDULOS
São 4 on-line, com atividades assíncronas e encontros ao vivo, e um presencial*
MATERIAIS
Materiais de apoio e preparação, vídeos, pílulas de conhecimento, interação e roteiros de aprendizagem.
BENEFÍCIOS E BÔNUS
3 encontros on-line e síncronos de Mentoria; Metodologia inovadora; Modelagem híbrida; Objetos de aprendizagem pautados no microlearning; Material didático diversificado.
DURAÇÃO
De março a julho de 2021 (ver datas na Jornada de aprendizagem)
CERTIFICADO
De 30 horas disponível após a conclusão do curso.
INVESTIMENTO
R$ 740,00 em até 10x sem juros.
Educadores do Colégio Farroupilha devem usar o cupom institucional enviado por e-mail.
JORNADA DE APRENDIZAGEM
Módulo 1 (on-line) – Como fomentar a aprendizagem ativa por meio de diferentes estratégias e recursos na sala de aula presencial e on-line?
Início do módulo: 01/03/2021
Encontro síncrono: 30/03/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– Cenário educacional contemporâneo. – Mindset de crescimento e Mindset fixo.
– Teoria do “Poço de aprendizagem”.
– Gestão da sala de aula (presencial e virtual).
– Aplicação de estratégias e recursos para sala de aula presencial e on-line).
Módulo 2 (on-line) – Professor 4.0: como as tecnologias digitais podem potencializar a aprendizagem?
Início do módulo: 05/04/2021
Encontro síncrono: 27/04/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– O que é educação 4.0 e como colocá-la em prática.
– Competências do professor 4.0 e o professor do futuro.
– A sala de aula do futuro e novas abordagens híbridas.
– Hibridizando a sala de aula.
Módulo 3 (on-line) – Como construir e implementar projetos interdisciplinares de maneira colaborativa
Início do módulo: 03/05/2021
Encontro síncrono: 25/05/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– Envolvimento dos estudantes por meio da aprendizagem baseada em projetos.
– Concepção do planejamento de projetos interdisciplinares.
– Estratégias de ensino na aprendizagem baseada em projetos.
Mentoria 01 (on-line e síncrona)
Data: 04/05/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
Módulo 4 (on-line) – Visible Learning (aprendizagem visível) e Instrumentos Avaliativos Inovadores
Início do módulo: 07/06/2021
Encontro síncrono: 29/06/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– Aprendizagem visível.
– Evidências de aprendizagem.
– O fluxo da aula: aprendizagem e feedback.
– Instrumentos avaliativos inovadores.
Mentoria 02 (on-line e síncrona)
Data: 15/06/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
Módulo 5 (on-line) – A sala de aula como ateliê: como criar experiências criativas de aprendizagem
Data: 17/08/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– A Inovação e a Criatividade.
– Características do profissional criativo e inovador.
– Planejamento do trabalho em grupo.
– Dinâmicas Construtoras de Habilidades para o trabalho em grupo.
– Planejamento dos ambientes físico e on-line.
– Como selecionar as experiências relevantes tendo em vista o objetivo de aprendizagem.
– Experiência do estudante (SE).
– Estratégias para o desenvolvimento da criatividade.
Mentoria 03 (on-line e síncrona)
Data: 31/08/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
MINISTRANTE
PERGUNTAS FREQUENTES
Como acesso o curso?
O acesso é feito por meio da nossa plataforma, com seu login e sua senha (cadastrados durante a inscrição), nas datas definidas para cada módulo e sempre que quiser rever o conteúdo gravado. É possível realizar o curso pelo site ou aplicativo.
Como são as aulas? Elas ficarão gravadas?
Algumas são on-line e ao vivo, na nossa plataforma de ensino, e haverá um encontro presencial (se permitido pela legislação que estará vigente), na Escola de Professores Inquietos (Rua Carlos Huber, 425 – Três Figueiras, Porto Alegre/RS). Todas as aulas on-line, com exceção dos encontros de mentoria, ficam gravadas e são disponibilizadas por 3 meses após o término do curso, para que você possa rever. Além das aulas, são disponibilizados materiais complementares na plataforma.
Por quanto tempo terei acesso ao meu curso?
O seu acesso ficará ativo por 3 meses após a compra. Até esse prazo, as aulas ficarão disponíveis para você rever quantas vezes quiser de acordo com o seu tempo, horário e local preferido para aprendizado.
Como funciona a mentoria?
Em pequenos grupos acompanhados por professores assessores de área do Colégio Farroupilha e supervisionados pela professora do curso, a mentoria consiste em encontros complementares que têm como foco a integração e conexão de profissionais para orientação e troca de experiências relacionadas à análise e aplicação das atividades propostas nos demais módulos do programa. Destaca-se que, além de algumas estratégias diferenciadas, como a Hora do Professor e a análise do desenvolvimento das competências do professor contemporâneo por meio da Bússola de Aprendizagem, oportunizaremos os momentos de meetup para ampliar o networking dos professores.
Por que a metodologia é um diferencial desse curso?
Porque ela conta com estratégias diversificadas de metodologias ativas para o ensino presencial, on-line ou híbrido, como desafios imersivos, quiz games, portfólios digitais, atividades maker, aprendizagem criativa, design thinking, serious games, entre outros.
Quais os diferenciais da modelagem híbrida?
A partir da modelagem híbrida, o curso consolida aprendizagens docentes por meio de estratégias de estudo individual, das aulas síncronas e também dos encontros de mentoria, que propõem a costura dos conhecimentos abordados nos módulos às práticas reais dos professores participantes.
Ainda tem dúvida?
Entre em contato conosco pelo e-mail inquietos@professoresinquietos.com.br