
Curso híbrido:
INOVAÇÃO, APRENDIZAGEM ATIVA E ABORDAGENS HÍBRIDAS
O programa busca instrumentalizar professores para o uso de práticas pedagógicas pautadas em metodologias ativas e imersivas, integrando e interconectando recursos, metodologias, abordagens e saberes para sala de aula híbrida, hyflex, on-line e presencial.
Duração:
30 horas (de dedicação)
Formato:
Híbrido: com encontros síncronos, materiais complementares e módulo presencial*
Diferenciais:
3 encontros on-line e síncronos de Mentoria; Metodologia inovadora; Modelagem híbrida; Objetos de aprendizagem pautados no microlearning; Material didático diversificado.
.
SOBRE O CURSO
“Se quisermos desenvolver uma nova geração, com novas habilidades e competências para o futuro, precisamos repensar a educação”, diz Marjo Kyllönen, secretária de Educação e Desenvolvimento de Helsinque. O discurso não é só dela e esse programa foi desenvolvido com base nessa necessidade. A partir dele, os professores são provocados, por meio de diferentes estratégias, a repensar e a desenvolver novas práticas pedagógicas em salas de aulas presenciais, on-line, híbridas e hyflex. O curso amplia o repertório de práticas pedagógicas do professor ao abordar metodologias e recursos para apoiá-lo a inovar, inverter a sala de aula e promover o protagonismo discente.

PARA QUEM
Professores do Ensino Fundamental e Médio, coordenadores pedagógicos, estudantes de Pedagogia, licenciaturas e outras pessoas que atuam ou se interessam pela área da educação.

5 MÓDULOS
São 4 on-line, com atividades assíncronas e encontros ao vivo, e um presencial*

MATERIAIS
Materiais de apoio e preparação, vídeos, pílulas de conhecimento, interação e roteiros de aprendizagem.

INVESTIMENTO
R$ 740,00 em até 10x sem juros.
Educadores do Colégio Farroupilha devem usar o cupom institucional enviado por e-mail.

QUANDO
De março a julho de 2021 (ver datas na Jornada de aprendizagem)

CERTIFICADO
De 30 horas disponível após a conclusão do curso.

DIFERENCIAIS
3 encontros on-line e síncronos de Mentoria; Metodologia inovadora; Modelagem híbrida; Objetos de aprendizagem pautados no microlearning; Material didático diversificado.
JORNADA DE APRENDIZAGEM
Encontro síncrono: 30/03/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– Cenário educacional contemporâneo.
– Mindset de crescimento e Mindset fixo.
– Teoria do “Poço de aprendizagem”.
– Gestão da sala de aula (presencial e virtual).
– Aplicação de estratégias e recursos para sala de aula presencial e on-line).
Módulo 2 (on-line) – Professor 4.0: como as tecnologias digitais podem potencializar a aprendizagem?
Encontro síncrono: 27/04/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– O que é educação 4.0 e como colocá-la em prática.
– Competências do professor 4.0 e o professor do futuro.
– A sala de aula do futuro e novas abordagens híbridas.
– Hibridizando a sala de aula.
Encontro síncrono: 25/05/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– Envolvimento dos estudantes por meio da aprendizagem baseada em projetos.
– Concepção do planejamento de projetos interdisciplinares.
– Estratégias de ensino na aprendizagem baseada em projetos.
Encontro síncrono: 29/06/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– Aprendizagem visível.
– Evidências de aprendizagem.
– O fluxo da aula: aprendizagem e feedback.
– Instrumentos avaliativos inovadores.
– A Inovação e a Criatividade.
– Características do profissional criativo e inovador.
– Planejamento do trabalho em grupo.
– Dinâmicas Construtoras de Habilidades para o trabalho em grupo.
– Planejamento dos ambientes físico e on-line.
– Como selecionar as experiências relevantes tendo em vista o objetivo de aprendizagem.
– Experiência do estudante (SE).
– Estratégias para o desenvolvimento da criatividade.
MINISTRANTE

Thuinie Daros
É co-fundadora da Téssera Educação, Head de Cursos Híbridos e Metodologias Ativas da Unicesumar EAD, gestora, palestrante, consultora e autora de diversos livros na área da educação, entre eles A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo (selo Penso).