INOVAÇÃO, APRENDIZAGEM ATIVA E ABORDAGENS HÍBRIDAS

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Curso híbrido:

INOVAÇÃO, APRENDIZAGEM ATIVA E ABORDAGENS HÍBRIDAS

O programa busca instrumentalizar professores para o uso de práticas pedagógicas pautadas em metodologias ativas e imersivas, integrando e interconectando recursos, metodologias, abordagens e saberes para sala de aula híbrida, hyflex, on-line e presencial.

Duração:
30 horas (de dedicação)

Formato:
Híbrido: com encontros síncronos, materiais complementares e módulo presencial*

Diferenciais:

3 encontros on-line e síncronos de Mentoria; Metodologia inovadora; Modelagem híbrida; Objetos de aprendizagem pautados no microlearning; Material didático diversificado.

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SOBRE O CURSO

“Se quisermos desenvolver uma nova geração, com novas habilidades e competências para o futuro, precisamos repensar a educação”, diz Marjo Kyllönen, secretária de Educação e Desenvolvimento de Helsinque. O discurso não é só dela e esse programa foi desenvolvido com base nessa necessidade. A partir dele, os professores são provocados, por meio de diferentes estratégias, a repensar e a desenvolver novas práticas pedagógicas em salas de aulas presenciais, on-line, híbridas e hyflex. O curso amplia o repertório de práticas pedagógicas do professor ao abordar metodologias e recursos para apoiá-lo a inovar, inverter a sala de aula e promover o protagonismo discente.


PARA QUEM

Professores do Ensino Fundamental e Médio, coordenadores pedagógicos, estudantes de Pedagogia, licenciaturas e outras pessoas que atuam ou se interessam pela área da educação.

5 MÓDULOS

São 4 on-line, com atividades assíncronas e encontros ao vivo, e um presencial*

MATERIAIS

Materiais de apoio e preparação, vídeos, pílulas de conhecimento, interação e roteiros de aprendizagem.

INVESTIMENTO

R$ 740,00 em até 10x sem juros.

Educadores do Colégio Farroupilha devem usar o cupom institucional enviado por e-mail.

QUANDO

De março a julho de 2021 (ver datas na Jornada de aprendizagem)

CERTIFICADO

De 30 horas disponível após a conclusão do curso.

DIFERENCIAIS

3 encontros on-line e síncronos de Mentoria; Metodologia inovadora; Modelagem híbrida; Objetos de aprendizagem pautados no microlearning; Material didático diversificado.

JORNADA DE APRENDIZAGEM

Início do módulo: 01/03/2021
Encontro síncrono: 30/03/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– Cenário educacional contemporâneo.
– Mindset de crescimento e Mindset fixo.
– Teoria do “Poço de aprendizagem”.
– Gestão da sala de aula (presencial e virtual).
– Aplicação de estratégias e recursos para sala de aula presencial e on-line).
Início do módulo: 05/04/2021
Encontro síncrono: 27/04/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– O que é educação 4.0 e como colocá-la em prática.
– Competências do professor 4.0 e o professor do futuro.
– A sala de aula do futuro e novas abordagens híbridas.
– Hibridizando a sala de aula.
Início do módulo: 03/05/2021
Encontro síncrono: 25/05/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– Envolvimento dos estudantes por meio da aprendizagem baseada em projetos.
– Concepção do planejamento de projetos interdisciplinares.
– Estratégias de ensino na aprendizagem baseada em projetos.
Data: 04/05/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
Início do módulo: 07/06/2021
Encontro síncrono: 29/06/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
– Aprendizagem visível.
– Evidências de aprendizagem.
– O fluxo da aula: aprendizagem e feedback.
– Instrumentos avaliativos inovadores.
Data: 15/06/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
Data: 06/07/2021 (terça-feira), das 19h às 21h
Data: 17/07/2021 (sábado), das 9h às 13h – A realização do encontro está sujeita às medidas de contenção da pandemia que estarão vigentes.
– A Inovação e a Criatividade.
– Características do profissional criativo e inovador.
– Planejamento do trabalho em grupo.
– Dinâmicas Construtoras de Habilidades para o trabalho em grupo.
– Planejamento dos ambientes físico e on-line.
– Como selecionar as experiências relevantes tendo em vista o objetivo de aprendizagem.
– Experiência do estudante (SE).
– Estratégias para o desenvolvimento da criatividade.

MINISTRANTE

Thuinie Daros

É co-fundadora da Téssera Educação, Head de Cursos Híbridos e Metodologias Ativas da Unicesumar EAD, gestora, palestrante, consultora e autora de diversos livros na área da educação, entre eles A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo (selo Penso).

PERGUNTAS FREQUENTES

O acesso é feito por meio da nossa plataforma, com seu login e sua senha (cadastrados durante a inscrição), nas datas definidas para cada módulo e sempre que quiser rever o conteúdo gravado. É possível realizar o curso pelo site ou aplicativo.
Algumas são on-line e ao vivo, na nossa plataforma de ensino, e haverá um encontro presencial (se permitido pela legislação que estará vigente), na Escola de Professores Inquietos (Rua Carlos Huber, 425 – Três Figueiras, Porto Alegre/RS). Todas as aulas on-line, com exceção dos encontros de mentoria, ficam gravadas e são disponibilizadas por 3 meses após o término do curso, para que você possa rever. Além das aulas, são disponibilizados materiais complementares na plataforma.
O seu acesso ficará ativo por 3 meses após a compra. Até esse prazo, as aulas ficarão disponíveis para você rever quantas vezes quiser de acordo com o seu tempo, horário e local preferido para aprendizado.
Em pequenos grupos acompanhados por professores assessores de área do Colégio Farroupilha e supervisionados pela professora do curso, a mentoria consiste em encontros complementares que têm como foco a integração e conexão de profissionais para orientação e troca de experiências relacionadas à análise e aplicação das atividades propostas nos demais módulos do programa. Destaca-se que, além de algumas estratégias diferenciadas, como a Hora do Professor e a análise do desenvolvimento das competências do professor contemporâneo por meio da Bússola de Aprendizagem, oportunizaremos os momentos de meetup para ampliar o networking dos professores.
Porque ela conta com estratégias diversificadas de metodologias ativas para o ensino presencial, on-line ou híbrido, como desafios imersivos, quiz games, portfólios digitais, atividades maker, aprendizagem criativa, design thinking, serious games, entre outros.
A partir da modelagem híbrida, o curso consolida aprendizagens docentes por meio de estratégias de estudo individual, das aulas síncronas e também dos encontros de mentoria, que propõem a costura dos conhecimentos abordados nos módulos às práticas reais dos professores participantes.
Entre em contato conosco pelo e-mail inquietos@professoresinquietos.com.br