Dicas para promover o engajamento dos alunos, por Luciane Calcara
27/04/2022
Quanto tempo dura o período de atenção dos estudantes em sua aula? Ele é influenciado por diferentes fatores, como a motivação, a emoção, o momento do dia ou o tipo de tarefa realizada. E, mais do que captar a atenção dos estudantes, o que você tem feito para motivá-los a se engajarem?
Sabemos que incentivar o engajamento dos estudantes pode ser um dos maiores desafios do professor dentro da sala de aula. Por isso, separamos algumas dicas da Luciane Calcara, Gerente do Centro de Cambridge e Línguas Estrangeiras do Colégio Farroupilha, que, ao serem postas em prática, podem lhe ajudar a potencializar o engajamento dos seus estudantes. As dicas são válidas para os diferentes níveis de ensino:
- Personalização, identificação e emoção: Lembre-se de que atividades e propostas que tenham relação com o dia a dia dos estudantes tendem a ser bem aceitas.
- Tempo viável para realização das atividades: Evite o anticlímax causado por atividades muito curtas ou muito longas.
- Narração de histórias: Estimule a imaginação e instigue a curiosidade dos estudantes.
- Contraste de respostas: Invista nessa atividade, que é feita em grupo e costuma gerar boas discussões.
- Estímulo dos 5 sentidos.
- Resolução de problemas: Instigue os estudantes por meio dessa atividade.
- Problematização de temáticas: Não aceite a primeira resposta correta de um estudante ao problematizar determinada temática. Assim, outros estudantes terão a chance de opinar também.
- Conhecimento prévio: Verifique o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema trabalhado. Assim, a atividade será mais efetiva para todos: você saberá de que ponto partir e eles terão um entendimento mais fácil.
- Recursos tecnológicos: Utilize recursos tecnológicos para apresentar conteúdo previamente organizado (como apresentação multimídia) e evite ficar de costas para a turma por muito tempo.
- Protagonismo: Estimule o engajamento ativo por meio do protagonismo dos estudantes, a partir da promoção de padrões de interação.
- Formatos diversificados: Evite o formato tradicional para copiar conteúdo no quadro. Em vez disso, aplique o conteúdo em formato de exercícios nesse momento.
- Propostas e tópicos variados e relevantes: Sugira atividades e temáticas com objetivos claros e aplicáveis na vida.
- Linguagem: Utilize linguagem em contexto interessante e relevante para a faixa etária.
- Variação na organização de pares de trabalho.
- Utilização de recursos visuais e objetos atraentes.
- Atividades e propostas com desafios que sejam viáveis aos estudantes alcançarem resultam no envolvimento com a tarefa e na motivação para concluí-la com êxito.
E a última, mas não menos importante dica: Apresentar variadas propostas de aula, que contemplem diferentes estilos de absorver informações, como o cinestésico, o visual e o auditivo. Depois, compartilhe conosco, no Instagram, as dicas que você colocou em prática e os resultados obtidos.