PROFESSORES COMPARTILHAM PROPOSTAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

PROFESSORES COMPARTILHAM PROPOSTAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

18/02/2021

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Em muitas escolas, a volta às aulas de 2021 ocorrerá de maneira híbrida, com estudantes presentes em salas de aula presenciais e virtuais. Para recebê-los, são preparadas uma série de atividades. Confira, abaixo, as propostas compartilhadas por professores de diferentes colégios, em um movimento #DeInquietoParaInquieto.

PRISCILA MARQUES: JOGO DE VERDADEIRO OU FALSO E DINÂMICA

Priscila Tamis Nunes Marques é professora há 14 anos e atualmente trabalha com estudantes do 5º ano no Colégio Dom Feliciano, de Gravataí (RS). Para o primeiro dia de aula de 2021, preparou um jogo de verdadeiro ou falso e uma dinâmica. Veja o relato da professora Priscila:

Para receber os alunos presenciais no primeiro dia de aula criarei na sala um ambiente acolhedor, organizando cadeiras em círculo, respeitando o espaço de distanciamento.

Ficarei aguardando-os na porta da sala, onde faremos uma saudação e os alunos ganharão um bombom e uma mensagem de boas vindas. Os alunos que estarão em casa receberão uma mensagem animada via classroom. Após todos estarem em sala e os alunos que estiverem em casa também estarem on-line (no meet) darei início a dinâmica inicial. 

Escreverei na lousa várias curiosidades verdadeiras e falsas sobre mim, exemplo:  “vegetariana”, “tem dois cachorros”, “já morou na França”, “é filha única”, “adora refrigerante”. Os alunos tentarão adivinhar o que é verdadeiro ou falso. Levantando plaquinhas com F (falso) ou V (verdadeiro). A turma vai se divertir bastante conhecendo melhor sobre sua professora. 

Num segundo momento, para conhecer melhor os alunos, vamos fazer outra dinâmica. Escreverei várias características em papéis para distribuir entre os alunos. Cada um deve conter algo que comece com “Encontre alguém que…”. Pode ser alguém que adore cinema, fale dois idiomas, sabe cozinhar, adora doces, tem cachorro, sabe dançar. 

Cada estudante deve procurar um colega que se encaixe naquela característica. Assim, a dinâmica ajuda a desenvolver a empatia e conhecer algo diferente sobre outra pessoa. Se alguém não for escolhido por ninguém, vira “coringa” e deve contar uma curiosidade diferente. 

OBS: Os alunos que estiverem em casa, participando através do meet, também irão participar das dinâmicas.

 

SANDRA GRÄEF: BORBOLETAS E LEITURA

Sandra Letícia Quevedo Gräeff é professora há 18 anos e atualmente trabalha com uma turma do 4º ano do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre (RS). Para o primeiro dia de aula, a proposta é uma reflexão sobre leitura. Veja o relato da professora Sandra:

A acolhida inicia na porta da sala de aula, decorada com um livro aberto e borboletas que saem dele. Cada borboleta com o nome de um estudante. Após se acomodarem na sala, será apresentado parte do poema “Borboletas” de Vinicius de Moraes cantado pela Adriana Calcanhoto. 

A turma será convidada a refletir sobre o que significa a borboleta para cada um e compartilhar oralmente. Após, cada estudante irá decorar uma borboleta, com cores e escolher uma das palavras significativas. 

Então, refletiremos sobre que simbolismo a borboleta pode nos dar quando temos diante de nós a literatura. A ideia é que se possa pensar, metaforicamente, que a leitura é como um voo e cada vez que o fazemos, vamos nos modificando, percebendo o mundo com olhar diferenciado, curioso e admirador. Assim como cada história tem suas características, também a sua mensagem e aprendizagens. Nossa ideia é proporcionar, pelo lúdico e simbólico, uma forma mais prazerosa e significativa de leitura.

 

GIAN COSTA: REFLEXÃO SOBRE TRAJETÓRIA E PROJETO DE VIDA

Gian Giermanowicz Costa é professor de Ciências e está em sala de aula há 7 anos. Atualmente, trabalha com turmas de 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental no Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre (RS). Para o primeiro dia de aula, ele preparou a atividade “Imagens que me movem”, para estimular a reflexão sobre a trajetória e o projeto de vida dos estudantes. No relato, o professor explica como fazer essa atividade:

O educador deve possibilitar aos estudantes uma reflexão sobre suas trajetórias e projetos de vida. Um ano diferente exige intervenções que utilizem como base o caminho percorrido até o momento, para que, a partir desse olhar, seja possível construir novos percursos futuros. Atividades que reflitam as trajetórias vivenciadas durante o ano de 2020 e possibilitem novos olhares para o ano que se inicia é uma maneira desejável de acolher os estudantes neste novo ano letivo.

Como o contato físico ainda será limitado, é importante pensar em atividades que garantam o acolhimento, mas que também respeitem as normas de saúde coletiva. A atividade “Imagens que me movem” é uma boa alternativa para isso. Para realizá-la, o professor deverá selecionar 20 imagens que possam representar ou contextualizar situações vivenciadas em 2020 – como por exemplo: a imagem de uma janela, de uma torre, do sol, de ruas vazias, do logo Netflix, de computadores, de família trabalhando em casa, de profissionais da saúde, de chimarrão, entre outras. Essas imagens deverão ser projetadas e cada estudante deverá escolher a que mais lhe tenha chamado a atenção. Após a seleção, os estudantes são convidados a refletir sobre o motivo que os levou a esta escolha. Em seguida, devem compartilhar com seus colegas a imagem escolhida e seus motivos. O professor pode encerrar a atividade motivando-os a ressignificar as imagens, dando novos sentidos à ela e realizando projeções para o ano letivo que se inicia.

 

#DeInquietoParaInquieto é um espaço aberto pela Escola de Professores Inquietos para professores compartilharem boas práticas entre si, inspirando-se mutuamente e movimentando a educação. Para participar, acompanhe os canais de comunicação da Escola, pois neles são lançadas as propostas aos professores.