CONFIRA COMO FOI A LIVE SOBRE MINDFULNESS

CONFIRA COMO FOI A LIVE SOBRE MINDFULNESS

16/07/2020

share buttons


Na noite de quinta-feira, 16 de julho, a Escola de Professores Inquietos convidou professores e demais profissionais da educação para um momento de relaxamento: uma live no Instagram com a psicóloga e trainer de Inteligência Emocional, Adriana Rutzen, conduzida pela psicóloga educacional do Colégio Farroupilha, Fabrícia Pereira.

Confira o vídeo completo da live:

 

Adriana explicou que o Mindfulness, ou Atenção Plena, é uma metodologia cientificamente comprovada e sem vínculos religiosos. Entre os seus objetivos, estão ajudar as pessoas viverem mais plenamente o momento presente e a desenvolverem sua Inteligência Emocional. “Com o treino da meditação, a gente consegue se dar conta que a nossa mente vagou, trazer ela de volta, e viver melhor o presente”, declarou.

Ao contextualizar a prática, a especialista explicou que ela surgiu quando os cientistas do ocidente começaram a ir para o oriente para experimentar e entender os exercícios que os meditadores das tradições milenares orientais faziam. Então, eles voltavam ao ocidente e conduziam pesquisas de neurociência para compreender os efeitos e resultados de cada exercício de treinamento mental no cérebro e na vida das pessoas. Com isso, descobriram que meditadores de longa data, tinham maior neuroplasticidade cerebral e modificações nas funções cerebrais, possibilitando a eles uma melhor gestão de suas reações.

A conceituação trazida pela especialista define Mindfulness como “estar plenamente consciente do que acontece dentro de nós (mente e corpo) e no ambiente a nossa volta, com uma atitude de curiosidade e gentileza”. Adriana explicou que a prática é como uma ginástica mental, que serve para estar mais plenamente no presente e escolher melhor nossas respostas diante dos estímulos externos. Ela contou que existem duas formas de praticar Mindfulness:

Integrada: que acontece quando conseguimos perceber nossos sentimentos, pensamentos, corpo e ambiente enquanto estamos fazendo as coisas do dia a dia, como, por exemplo ao caminhar na rua procurar prestar atenção nas sensações, nos pensamentos e no ambiente.

Dedicada: que é a meditação em si, ou seja, sentar e dedicar um tempo para trazer sua mente aquele momento.

Entre as dicas trazidas por Adriana para uma vida mais plena, estão o Autocuidado e a Autocompaixão. Como prática de autocuidado ela sugeriu a meditação diária. Já, para treinar a Autocompaixão, que seria tratar a si como trataria seu melhor amigo, ela sugeriu a escrita de um diário (mesmo que semanal), com os conselhos que você espera desse seu melhor amigo diante das suas vivências cotidianas.

Para colocar os conhecimentos em prática, a especialista convidou os participantes a fazerem dois exercícios: o primeiro, bem no início da live, foi a realização de três respirações (a primeira com foco na própria respiração, a segunda no corpo e a terceira com foco na intenção em relação à live) e o segundo, mais para o final do encontro, foi uma prática de meditação concentrada.

#INQUIETOSEMCASA
A live integra a campanha #InquietosEmCasa, uma série de ações promovidas pela Escola de Professores Inquietos e pelo Colégio Farroupilha para apoiar os professores e demais profissionais da educação neste momento de pandemia.