CONFIRA AS DICAS DE LEITURA DE THUINIE DAROS

CONFIRA AS DICAS DE LEITURA DE THUINIE DAROS

13/01/2021

share buttons


Thuinie Daros é co-fundadora da Téssera Educação, Head de Cursos Híbridos e Metodologias Ativas da Unicesumar EAD, gestora, palestrante, consultora e autora de diversos livros na área da educação. Ela também é a ministrante do novo curso da Escola de Professores Inquietos: Inovação, Aprendizagem Ativa e Abordagens Híbridas. Para ajudar você a definir suas leituras para 2021, ela preparou uma lista com 05 livros. Confira:

APRENDIZAGEM ATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O livro APRENDIZAGEM ATIVA trata-se de um guia prático para a teoria e a prática da aprendizagem ativa, reunindo pesquisas e estudos de caso que inspirarão professores a criarem e a explorarem estratégias para desenvolverem sua própria abordagem de ensino.

PLANEJANDO O TRABALHO EM GRUPO

Com base em anos de pesquisa e experiência docente este livro traz atualizações importantes sobre como aplicar com sucesso a aprendizagem cooperativa, de modo a construir salas de aula equitativas. A obra apresenta descobertas sobre o que torna uma tarefa adequada para grupos, mostra como o trabalho em equipe contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes, e como os professores podem organizar suas salas de aula para que todos participem ativamente sem perder de vista a organização e disciplina na sala de aula.

WIRED TO CREATE

No Wired to Create, do autor Scott Barry Kaufman afirma que  a criatividade  não trata  meramente expertise ou conhecimento, mas pela integração  de características intelectuais, emocionais, motivacionais e éticas. Para ele, os criativos têm o hábito de se divertir e de cultivar o bom humor e brincadeiras e justamente este hábito pode revolucionar a maneira como o cérebro trabalha.

Além disso, observou que estas pessoas tinham uma postura aberta para a sua própria vida, demonstravam preferência por complexidade e ambiguidade, apresentavam uma tolerância descomunal para a desordem e confusão, possuíam a habilidade de extrair ordem do caos, independência, inconvencionalidade e uma disposição por correr riscos.


BLENDED: USANDO A INOVAÇÃO DISRUPTIVA PARA APRIMORAR A EDUCAÇÃO

As práticas do blended learning têm se disseminado em redes de ensino de todo o mundo, oferecendo aos alunos acesso a um aprendizado mais interessante, eficiente e personalizado às suas necessidades. Michael B. Horn e Heather Staker apresentam nesta obra um guia de referência para implementar o ensino híbrido em instituições de ensino e construir um sistema educacional centrado no aluno.

DICA BÔNUS:


A SALA DE AULA INOVADORA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O APRENDIZADO ATIVO

O clássico regime de aulas expositivas agora dá lugar às metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista da aprendizagem e desenvolvem competências de forma criativa e reflexiva para a resolução de problemas. A primeira parte deste livro aborda como é possível inovar a sala de aula. Na segunda parte, são apresentadas mais de 40 estratégias, para colocar as mudanças em prática.

INDICAÇÃO DE VÍDEO:

SERÁ QUE AS ESCOLAS MATAM A CRIATIVIDADE?

Ken Robinson apresenta uma reflexão sobre a criação de um sistema educacional que estimula (em vez de enfraquecer) a criatividade. Para assistir acesse: