ATELIÊ DE FOTOGRAFIA: O LUGAR DA CURIOSIDADE NA DOCUMENTAÇÃO

share buttons

Curso híbrido:

ATELIÊ DE FOTOGRAFIA: O LUGAR DA CURIOSIDADE NA DOCUMENTAÇÃO

Uma atividade formativa que se apoia sobre a potência do olhar do professor, em momentos e vivências que levarão a sentir e compreender os significados do ato fotográfico para otimizar a observação e a escuta da cultura da infância.

Duração:
16 horas

Formato:
Híbrido

Diferenciais:
Saída de campo para o Mercado Público de Porto Alegre para atividade prática. Após, as produções dos alunos serão avaliadas em aula.

SOBRE O CURSO

Para que a linguagem fotográfica seja otimizada na produção de investigações pedagógicas sobre o universo da infância, esse curso propõe-se a dar suporte às fotografias realizadas pelos educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Esse acompanhamento segue dois caminhos estratégicos: compartilhar e analisar documentações e, ao mesmo tempo, realizar experiências fotográficas. As questões centrais discutidas com o grupo, em cada um dos momentos, serão:

Como a fotografia se comporta como texto e como narrativa?

Como diferenciar o simples registro da documentação verdadeira?

Como praticar a “câmera interna” do educador e aplicá-la à documentação pedagógica?

Como desenvolver a observação e a escuta para construir sequências fotográficas?

Essa formação é um work in progress, mas não é preciso ter câmera profissional para participar, assim como não é preciso entender de fotografia. Os exercícios são realizados com celulares, além de aplicativos de edição de imagem. O importante é gostar de fotografar para exercitar a sua própria “câmera interna” e para produzir registros fotográficos com as crianças. 

O curso tem como objetivo central potencializar o olhar do educador, valorizando a consciência e a sensibilidade sobre o ato fotográfico. As exibições de fotos e documentações, as discussões de artigos escritos e as práticas fotográficas vão na mesma direção: resgatar a “câmera interna” do educador para otimizar a escuta da infância a partir da sua realidade escolar.

PARA QUEM

PARA QUEM

Educadores que atuam na Educação Infantil e nos Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

4 ENCONTROS

4 ENCONTROS

11 de setembro de 2023 (on-line) – Das 19h30 às 21h30
21 de setembro de 2023 – Das 18h30 às 21h30
22 de setembro de 2023 – Das 18h30 às 21h30
23 de setembro de 2023 – Saída de campo para o Mercado Público de Porto Alegre – Das 8h30 às 17h30

MATERIAIS

LOCAL

Colégio Farroupilha
Rua Carlos Huber, 425
Bairro Três Figueiras
Porto Alegre/RS

DURAÇÃO

DURAÇÃO

16 horas.

CERTIFICADO

CERTIFICADO

Disponível após a conclusão do curso.

INVESTIMENTO

INVESTIMENTO

R$ 598,00 ou
10x de R$ 59,80

JORNADA DE APRENDIZAGEM

Encontro 1 – Abertura

Repertório da turma a partir de exercício sobre o cotidiano “ver de perto, ver melhor”;
Significado e força das poéticas do cotidiano através das narrativas visuais; e
A diferença entre a coletânea de imagens e a narrativa fotográfica.

Encontro 2 – A investigação pedagógica

A diferença entre o simples registro e a documentação pedagógica;
A construção de um espaço de diálogo na escola a partir da fotografia; e
Tempo de infância, tempo da escola, tempo da fotografia: cases de documentações.

Encontro 3 – A linguagem fotográfica na Educação 

Composição de imagem: recorte, figura e fundo, pontos de vista, preto e branco, luz;
O celular como caderno de anotações: experiências fotográficas cotidianas; e
A relação entre o fotógrafo e fotografado: a câmera mediando relações.

Encontro 4 – A atenção e a pulsação no olhar

Saída fotográfica ao Mercado Público de Porto Alegre (sábado pela manhã); 
A lógica do fotógrafo: gastar a cena para a construção de narrativas visuais; 
Seleção e tratamento de fotografias com ferramentas digitais; e
Transcendência das experiências fotográficas da turma para a relação com as crianças.

MINISTRANTE